Sociedade

Em Castanheira de Pera, a inclusão cultiva-se com ervas aromáticas

23 jan 2022 10:26

Promover a integração de pessoas com incapacidade no mercado de trabalho é o principal objectivo do projecto Ervas da Vila, desenvolvido pela Cercicaper através da produção de ervas aromáticas.

Maria Anabela Silva

Na primeira troca de palavras fica claro que o futebol é uma das paixões de João Carlos. “Sou apanha-bolas em Figueiró [dos Vinhos]. Mal a bola sai, já lá estou”. Mas rapidamente percebemos que tem outro amor: a jardinagem e as ervas aromáticas.

Em passo apressado, quase como se fosse atrás de uma das bolas saída do relvado, conduz-nos por um corredor, ladeado de canteiros com diversas espécies de plantas, para nos mostrar a sua “preferida”: a erva-príncipe.

Pelo meio, explica-nos como chegaram àquele ponto. “Primeiro, preparámos o terreno, como se fosse uma cama. Tirámos as pedras e as raízes e pusemos a tela. Depois, plantámos. Agora, já estamos a colher”, descreve, sublinhando que se trata de um trabalho de equipa, “como no futebol”. “Acho que nasci para isto”, confessa, com os olhos postos nos canteiros.

João Carlos é um dos 16 beneficiários do Ervas da Vila, um projecto da Cercicaper, instituição de Castanheira de Pera que apoia cidadãos com deficiência ou incapacidade e em risco social, que visa a integração dessas pessoas no mercado de trabalho.

Iniciado em 2016, o projecto envolve o cultivo de plantas aromáticas, condimentares e para infusões e surgiu associado ao curso de jardinagem ministrado no centro de formação profissional da instituição.

“Queríamos criar uma resposta nova, que desse trabalho a quem termina a formação”, explica Joana Santos, técnica da Cercicaper. Depois de “vários percalços”, devido “à falta de experiência e de conhecimentos na área”, o projecto ganhou uma “segunda vida” em 2019, com uma candidatura ao programa Portugal Inovação Social, à qual o município se associou como investidor social.

“O nosso compromisso é que os beneficiários

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ