Sociedade

Em Mira de Aire, o Natal é à volta da fogueira

24 dez 2019 08:00

Vila mantém tradição, cujas origens se perdem no tempo.

em-mira-de-aire-o-natal-e-a-volta-da-fogueira
Fogueira permanece acesa até ao Ano Novo
DR
Maria Anabela Silva

A tradição vai voltar a cumprir-se em Mira de Aire. Quando, da torre da Igreja Matriz se ouviram as badaladas das 19 horas do próximo dia 24, será acendida a tradicional fogueira de Natal, que ficará a arder até ao Ano Novo.

Manda também a tradição, cujas origens se perdem no tempo, que, nessa noite, a fogueira seja o local de congregação da comunidade local, que aí se junta depois da Consoada, para celebrar a quadra natalícia.

“A ida à fogueira sempre fez parte da tradição de Natal da minha família e da generalidade dos mirenses”, conta Magda Reis, que integra a comissão responsável pela organização da edição deste ano da Festa de Nossa Senhora do Amaro, na qual está integrada a tradição da fogueira.

Madga Reis adianta que, à semelhança do que aconteceu em edições anteriores, depois do acender da fogueira, haverá a chegada do Pai Natal, com a distribuição de presentes.

Após esse momento, faz-se uma pausa nos festejos, para que as pessoas possam ir comemorar a Consoada em suas casas. Segue-se a celebração

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ