Sociedade

Em Penedos Belos, Porto de Mós, são os moradores que cortam as ervas junto à estrada

21 mai 2021 20:00

Nesta aldeia de São Bento o uso de herbicidas foi abolido graças à acção dos moradores.

em-penedos-belos-porto-de-mos-sao-os-moradores-que-cortam-as-ervas-junto-a-estrada
Leandro Romano é, juntamente com a esposa, um dos grandes impulsionadores da limpeza
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Há cerca de um ano, Leandro Romano e Susana Laranjeiro, residentes em Penedos Belos, aldeia da freguesia de São Bento, em Porto de Mós, tiveram de dar a notícia ao filho Mateus, então com três anos, que o seu cão tinha morrido.

A morte ocorreu dias depois de uma acção de limpeza das bermas, com recurso a herbicida, o que levou o casal a associar os dois acontecimentos.

Ainda a refazer-se da tristeza pela perda do cão, o casal enviou um email à Junta de Freguesia a pedir que “não voltassem a usar herbicidas” nas ruas da aldeia. Mas, não quiseram ficar de braços cruzados e, na mesma comunicação, assumiram o compromisso de, eles próprios, fazerem o corte das ervas.

Desde então, não há herbicidas a queimar a vegetação que cresce junto às estradas de Penedos Belos e são os moradores que tratam da tarefa, com recurso ao corte. A erva serve depois para alimentar as ovelhas e as cabras.

Susana e Leandro – ela educadora social e ele engenheiro informático – tomaram em

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ