Sociedade

Em Porto de Mós 296 crianças vão ter creche gratuita

19 ago 2023 14:27

Há mais 42 vagas gratuitas em creches de IPSS

em-porto-de-mos-296-criancas-vao-ter-creche-gratuita

 

O concelho de Porto de Mós conta com mais 42 vagas gratuitas em creches, após um protocolo assinado, no dia 16, entre o Instituto da Segurança Social de Leiria e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós e o Centro Paroquial de Assistência do Juncal.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Porto de Mós, a partir do próximo mês de Setembro, o concelho passa a ter capacidade para acolher nas IPSS 296 crianças.

O Centro Paroquial de Assistência do Juncal é a instituição que irá disponibilizar mais vagas: 116. A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós terá 92 lugares gratuitos, enquanto a Abrigo Familiar Casa de S. José, em Mira de Aire, terá a capacidade máxima de resposta a 50 crianças.

Em Pedreiras, a Associação de Apoio Infantil de Pedreiras poderá receber até 38 crianças.

A Câmara de Porto de Mós adianta que "este aumento resulta de um esforço concertado entre o município e as instituições para expandir as infraestruturas nas IPSS com resposta social de creches, para que tenham as condições necessárias, de forma a garantir um serviço de qualidade e obterem o respectivo aumento do número de vagas”.

 

 

A autarquia considera que, assim, irá “reforçar o compromisso contínuo de proporcionar e garantir que as famílias tenham acesso a uma resposta de qualidade, que lhes permita conciliar as suas responsabilidades parentais com as exigências profissionais, bem como garantir a igualdade de oportunidades às crianças, independentemente da sua situação sócio-económica”.