Economia

Empresa da Batalha vai executar recinto da Jornada Mundial da Juventude

6 jun 2022 11:50

Oliveiras Engenharia e Construção vence concurso para obra, adjudicada por sete milhões de euros.

empresa-da-batalha-vai-executar-recinto-da-jornada-mundial-da-juventude
A obra, já a decorrer, desenvolve-se numa área de 35 hectares
DR

A Oliveiras Engenharia e Construção, empresa da Batalha que integra o Grupo Oliveiras, venceu o concurso público para a reabilitação da área que acolherá o recinto principal Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorrerá em Agosto do próximo ano, em Lisboa, com a presença do Papa Francisco.

O contrato tem o valor aproximado de sete milhões de euros (6.997.327,95€) e prazo de execução de 329 dias.

A consignação da obra, designada por concepção-construção da reabilitação do aterro sanitário de Beirolas, pela Lisboa Ocidental - Sociedade de Reabilitação Urbana à Oliveiras Engenharia e Construção teve lugar no passado dia 1.

A obra, no âmbito do futuro Parque Intermunicipal Tejo-Trancão, que envolve os municípios de Lisboa e Loures, desenvolve-se numa área de 35 hectares, na margem direita do rio Trancão na confluência com o Tejo.

Em comunicado, a Oliveiras Engenharia e Construção explica que a empreitada contempla a modelação do aterro, execução das infra-estruturas de biogás, lixiviados, redes de água e incêndio, redes de rega, percursos e caminhos, arranjos paisagísticos e zonas verdes. Os trabalhos incluem ainda a execução de fundações para o altar das principais celebrações religiosas da JMJ 2023.

Naquela nota, a empresa da Batalha expressa a satisfação por lhe ter sido confiada esta obra. "Vencer este concurso nacional tem um valor especial para a Oliveiras SA, pela importância do evento para o qual estamos a trabalhar, a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, lê-se no comunicado.

A empresa sublinha que o parque intermunicipal, onde decorrerá o evento, acolherá “centenas de milhares de jovens de todo o mundo” e que se trata de um dos maiores certames católicos internacionais, que alia a celebração da fé católica, com a presença do Papa Francisco”. Será também “mais uma oportunidade de Portugal se dar a conhecer ao mundo".

Fundada em 1981, a Oliveiras, S.A. é a principal empresa do Grupo Oliveiras, empregando actualmente 240 funcionários.