Economia

Empresa de Óbidos desenha autocarros eléctricos a pilha de hidrogénio para a Alemanha

4 fev 2024 14:00

Almadesign é a responsável pela concepção dos H2.City Gold

empresa-de-obidos-desenha-autocarros-electricos-a-pilha-de-hidrogenio-para-a-alemanha
Veículos são produzidos pela CaetanoBus, em Portugal
Fotografia: CaetanoBus
Jacinto Silva Duro

A Almadesign criou o design do H2.City Gold, o autocarro eléctrico, com pilha de hidrogénio, com que o fabricante nacional CaetanoBus acaba de vencer um concurso na cidade de Leverkusen, na Alemanha.

Ao JORNAL DE LEIRIA, Rui Marcelino, CEO e design manager da empresa sediada no Parque Tecnológico de Óbidos, confirmou que o veículo concebido pela sua empresa faz parte de mais uma encomenda, para a Alemanha, de dez autocarros deste tipo, mercado onde já rodam outros 90.

O modelo agora vendido conta com uma autonomia de 450 quilómetros por carga e poderá ser usado nos circuitos rurais.

A segunda geração do H2.City Gold, “co-branded da Toyota”, é um autocarro padrão leve, de piso baixo e carroçaria de alumínio equipado com a nova versão da pilha Toyota Fuel Cell com potência de 70 kW, adianta a CaetanoBus em comunicado.

O sistema propulsor é agora mais compacto, mais leve, mais eficiente e oferece maior densidade de potência do que a iteração anterior.

“A Almadesign, em conjunto com a equipa da CaetanoBus, criou um design modular, com maior capacidade, conforto, segurança e facilidade de uso. O acesso é feito por um piso plano e possibilidade de escolha da localização da rampa PMR em qualquer uma das portas frontais e centrais. As baterias, os tanques de hidrogénio e a pilha de células de combustível estão localizados no tecto para optimizar o espaço interior”, descreve a empresa do Óbidos Park.

A CaetanoBus deverá fazer a entrega dos novos veículos até meados de 2025.

Entretanto, porém, a empresa anunciou que está a introduzir um sistema de recuperação de calor que transfere o calor libertado pela célula de combustível durante o funcionamento para o interior do veículo, melhorando o aquecimento durante o Inverno, com impacto na redução do consumo de energia.