Sociedade

Empresa de Ourém lança terço solidário dedicado a doentes com Alzheimer

26 jul 2020 10:27

À venda a partir de amanhã, segunda-feira, nos espaços comerciais que aderiram ao projecto.

empresa-de-ourem-lanca-terco-solidario-dedicado-a-doentes-com-alzheimer

Subordinado ao lema O amor não se esquece e por ocasião do 26 de Julho, o Dia dos Avós, dia da festa litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, a Rosarium apresenta um terço dedicado aos doentes com Alzheimer.

Concebido segundo o esboço feito pela psicóloga que trabalha na Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém, entidade para a qual reverterá 50 cêntimos por exemplar vendido.

A ideia de elaboração de um terço dedicado aos doentes portadores de Alzheimer foi apresentada pela psicóloga Preciosa Santos, que, “lidando no dia-a-dia com os doentes, sentiu que ao rezar com eles os confortava e os sensibilizava de alguma forma”, explica Lina Pereira, co-proprietária da empresar de Sobral, concelho de Ourém.

O terço, em cordão, tem as contas do Pai Nosso e da Avé Maria em madeira, em forma de coração, e é uma produção manual. O passador tem numa das faces a imagem da Aparição de Fátima e no verso a frase O amor não se esquece. A cruz é também em madeira, com a imagem de Cristo em metal dourado.

O terço apresenta-se num saco em tecido branco com o apelo Se rezares comigo, rezo contigo. A nota explicativa escrita em cada saco destaca a importância do apoio e atenção da família à pessoa portadora da doença de Alzheimer.

A peça terá como preço de venda ao público 10 euros, sendo que 50 cêntimos revertem para a Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém.

A construção das instalações-sede da Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém, em Moimento, freguesia de Fátima, explica a provedora, Fernanda Rosa, “é o grande sonho” que queria concretizar “nos próximos dois anos”.

O terreno existe, duas parcelas compradas por valor simbólico à Junta de Freguesia de Fátima, num total de 4 mil metros quadrados. A obra, a implantar numa área de 2.500 metros quadrados, está orçada em três milhões de euros.

A instituição, que funciona num espaço arrendado, no número 55 da estrada de Leiria, pretende apresentar candidatura ao PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

“O projecto está aprovado pela Câmara Municipal de Ourém e neste momento realizam-se as diligências para se lançar o concurso público para a construção”, explica Fernanda Rosa.

A Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém tem direccionado a sua intervenção para a grande dependência sénior e actualmente tem ao serviço da comunidade a estrutura residencial para idosos, o serviço de apoio domiciliário, o gabinete de apoio do familiar/cuidador e doente com Alzheimer, o centro de convívio e o centro de dia para doentes de Alzheimer.

O Centro de Dia Lembra-te de Mim é a valência da Santa Casa vocacionada para o acolhimento e acompanhamento de pessoas com demência em fase inicial ou intermédia, a maioria com diagnóstico de Alzheimer, e funciona em espaço cedido pela Paróquia de Fátima, no Centro Paroquial de Fátima.

O terço está à venda a partir de amanhã, segunda-feira, nos espaços comerciais que aderiram ao projecto.

Apenas as encomendas para revenda devem ser efectuadas junto da Rosarium, empresa sedeada em Sobral/Ourém.