Covid-19

Empresas: há novos apoios para produtos relacionados com a Covid-19

20 abr 2020 20:03

11 milhões de euros do Programa Centro 2020, através Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

empresas-ha-novos-apoios-para-produtos-relacionados-com-a-covid-19
Equipamentos de protecção também são contemplados
Ricardo Graça

São 11 milhões de euros, em dois novos concursos, anunciados hoje, que vão apoiar as empresas na produção de dispositivos médicos e equipamento hospitalar no contexto da Covid-19 – por exemplo, ventiladores, desinfectante, vestuário e instrumentos de diagnóstico, explica a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

7 milhões é o valor disponibilizado no concurso para o sistema de incentivos à inovação produtiva no contexto do novo coronavírus, que tem por objectivo “apoiar empresas que pretendam estabelecer, reforçar ou reverter as suas capacidades de produção de bens e serviços destinados a combater a pandemia de Covid-19”, refere o comunicado da CCDRC.

Produtos essenciais como “medicamentos e tratamentos relevantes – incluindo vacinas, seus produtos intermédios, princípios farmacêuticos activos e matérias-primas; dispositivos médicos e equipamento médico e hospitalar – incluindo ventiladores, vestuário e equipamento de protecção, bem como instrumentos de diagnóstico, e as matérias-primas necessárias; desinfectantes e seus produtos intermédios e substâncias químicas básicas necessárias para a sua produção e ferramentas de recolha e processamento de dados”, esclarece a Comissão.

Já o concurso para actividades de investigação e desenvolvimento tem uma dotação de 4 milhões de euros e visa “mobilizar recursos científicos e técnicos para a criação de novos produtos, processos ou sistemas, ou melhorias significativas nos que já existem; e para a construção ou modernização das infraestruturas de ensaio e optimização necessária ao desenvolvimento de produtos relevantes”, segundo a CCDRC.

Ao todo, os dois novos concursos mobilizam 11 milhões de euros do programa Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para apoiar empresas e instituições científicas e tecnológicas – e foram lançados hoje pelo programa Centro 2020, em cooperação com os restantes programas operacionais do Portugal 2020.

Pretendem financiar projectos “que respondam às necessidades imediatas e a médio prazo do Serviço Nacional de Saúde, bem como a concretização de projectos que permitam fazer face ao aumento exponencial da necessidade de determinados produtos e serviços para o combate à Covid-19”.

Podem candidatar-se todas as empresas nacionais e entidades do sistema nacional de Investigação e Inovação (I&I), inclusivamente em parcerias.

Os apoios destinam-se a equipamentos, consumíveis, recursos humanos e outras despesas destinadas à realização dos projectos e à certificação e divulgação dos seus resultados.