Sociedade

Encerrados cinco lares de idosos no distrito

15 dez 2016 00:00

Fechos resultaram de 33 acções de fiscalização efectuadas, este ano, pela Segurança Social.

encerrados-cinco-lares-de-idosos-no-distrito-5570
Maria Anabela Silva

O Instituto da Segurança Social (ISS) fechou este ano cinco lares de idosos no distrito, sendo que dois se localizavam em Peniche. Os restantes funcionavam nos concelhos de Óbidos, Alcobaça e Castanheira de Pera.

De acordo dados facultados por aquele organismo ao JORNAL DE LEIRIA, referentes até 30 de Novembro, aqueles encerramentos resultaram de 33 acções de fiscalização efectuadas pelos serviços da Segurança Social.

A nível nacional, o ISS realizou este ano 476 vistorias e determinou o fecho de 73 equipamentos, o que dá uma média superior a seis encerramentos por mês. Segundo o Jornal de Notícias, do total de lares fechados, apenas quatro tinham licença para operar.

Os dados do ISS dão ainda conta da existência de 22 processos de fecho em curso, dois dos quais no distrito de Leiria (ambos no concelho da Marinha Grande). No ano passado, foram encerrados 91 lares, mais oito do que em 2104.

Os principais motivos que levaram ao fecho destes equipamentos prendem-se com "alvará, instalações, certificado de condições de segurança do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e certificado de vistoria higiossanitárias".

Falta de licença de utilização das instalações, de regulamento interno, de director técnico, de um plano de actividades e de um livro de registo de admissão de utentes foram outras irregularidades detectadas pela Segurança Social.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.