Viver

Encerramento do projecto Palco em Casa acontece em Leiria

6 out 2021 15:35

Palco em Casa, um projecto da SAMP, termina com concerto e apresentação de documentário

encerramento-do-projecto-palco-em-casa-acontece-em-leiria
Momentos performativos em 12 aldeias de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos
SAMP

O concerto final e a apresentação do documentário do Palco em Casa decorrem no próximo domingo, 10 de Outubro, no Teatro Miguel Franco e no Mercado de Santana, pelas 15 horas.

Os destinatários do projecto vêm até Leiria para o encerramento das actividades dinamizadas pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos ao longo de meses.

No Palco em Casa, a SAMP promoveu concertos e outros momentos performativos em casa de pessoas de terceira idade em situação de isolamento, sem meios para assistir a uma programação cultural por motivos económicos, sociais ou geográficos.

Os espectáculos, com música, dança, teatro, pintura ou poesia, realizados em salas de estar, varandas ou terraços, às vezes para um público de apenas uma ou duas pessoas, percorreram aldeias dos concelhos de Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, territórios atingidos pelos incêndios de Junho de 2017.

Ao todo, 24 espectáculos em 12 aldeias.

Um dos objectivos do Palco em Casa, em que participam artistas profissionais, é potenciar a qualidade de vida dos mais velhos “através da integração social, num ambiente familiar, mantendo a sua identidade social e significado de vida, em casa”.

Por outro lado, o projecto procura “uma mudança de atitude da comunidade, tornando-a mais justa e atenta ao outro”, lê-se numa nota enviada à comunicação social.

Financiado pelo Programa de Apoio Municipal de Leiria à Rede Cultura 2027, o Palco em Casa tem a participação da Banda Filarmónica SAMP e da Banda Filarmónica de Pedrógão Grande e conta com a parceria da Câmara Municipal de Leiria, da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, da Câmara Municipal de Pedrógão Grande e da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, bem como do Politécnico de Leiria, através do CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto, e de instituições e organismos de apoio social local e das várias juntas de freguesia das comunidades alcançadas: Aguda (Figueiró dos Vinhos); Campelo (Figueiró dos Vinhos); Figueiró dos Vinhos e Bairradas; Graça (Pedrógão Grande) e Vila Facaia (Pedrógão Grande).