Economia

Encontro Nacional de Produtores de Leite reúne mais de uma centena de empresários, amanhã, em Leiria

4 jul 2023 16:01

Secretário de Estado da Agricultura participa na abertura do encontro, onde o baixo preço do leite e a seca estarão em análise

encontro-nacional-de-produtores-de-leite-reune-mais-de-uma-centena-de-empresarios-amanha-em-leiria
Encontro terá lugar em Monte Redondo
Ricardo Graça/Arquivo

Uma centena de produtores de leite vai reunir-se amanhã, dia 5 de Julho, em Monte Redondo (Leiria), na vacaria de Uziel Carvalho, no Encontro Nacional de Produtores de Leite, promovido pela Associação dos Produtores de Leite de Portugal (Aprolep).

A abertura da sessão, pelas 14:30 horas, contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, sendo que, segundo a Aprolep, o encontro pretende servir para analisar estratégias possíveis para enfrentar o baixo preço do leite, debater a falta de forragem e o custo alimentar devido à seca.

Em nota de imprensa, a Aprolep informa que “os produtores de leite portugueses que fornecem o sector cooperativo associado na Lactogal sofreram uma nova redução em três cêntimos por litro de leite entregue a partir de 1 de Julho”.

Realçam que “é a segunda redução no preço ao produtor no espaço de dois meses, acumulando uma redução total de 8 cêntimos por litro e que por ‘coincidência’ ocorreu também em quase todos os compradores e indústrias privadas do continente e dos Açores, com a honrosa excepção da marca Pingo Doce, que até agora manteve o preço aos seus produtores”.

“Isto representa uma perda mensal de 12,5 milhões de euros em todos os produtores”, frisa a associação.

Esta descida “ocorre numa altura crítica, quando a agricultura de Portugal e Espanha sofre os efeitos da seca que levou à redução da produção de forragem, ausência de pastagens, falta de água para a produção de milho em algumas regiões e subida vertiginosa do preço da palha, cuja fibra é fundamental e cujo preço teve aumentos de quase 300%”, prossegue a Aprolep.

“Mantêm-se elevados os custos das rações e as despesas com combustíveis, adubos, semente, equipamentos e restantes factores de produção”, constata a associação.

“Muitos produtores serão obrigados reduzir o efectivo de animais, alguns já decidiram encerrar a sua produção e muitos ponderam seguir o mesmo caminho de abandono do sector, sendo por isso urgente parar e inverter a desvalorização do leite”, nota a Aprolep.

“O abandono da produção significa perda de postos de trabalho, tanto na produção como nos fornecedores e prestadores de serviços”, alerta a associação.

“Esta é uma responsabilidade do Governo, da distribuição, da indústria e em particular do sector cooperativo, que devia dar o exemplo de valorizar o leite e reduzir os custos internos de funcionamento, em vez de ser o primeiro a reduzir o preço do leite. Os produtores estão revoltados e exige-se uma urgente reflexão e mudança de gestão”, contextualiza a Aprolep.