Economia

Encontro transnacional discute transformação digital da indústria

21 fev 2022 11:20

Evento decorre esta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, a partir das 9 horas, na ESTG

encontro-transnacional-discute-transformacao-digital-da-industria
Moldes são um dos sectores abrangidos pelo projecto GAMELabsNet
Ricardo Graça/Arquivo

Partilhar soluções tecnológicas que possam contribuir para a transformação digital da indústria, contribuindo para a redução de custos e para o aumento da eficácia na produção, é o objectivo do segundo Workshop Transnacional promovido pelo projecto Interreg Sudoe GAMELabsNET, que decorre no próxima sexta-feira, dia 25 de Fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria.

A sessão de abertura do evento tem lugar às 9 horas, no auditório 1 do Edifício D da ESTG, com a presença de representantes do Politécnico de Leiria, do projecto GAMELabsNET, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Município de Leiria, da Cefamol, da Nerlei e da Startup Leiria.

Após a abertura, e até às 13 horas, realiza-se um conjunto de workshops, organizados por indústrias tecnológicas criativas, com o objectivo de prestar às empresas das indústrias de fabrico, e de outras áreas representadas no projecto, informação adequada sobre as melhores soluções existentes adaptadas à transformação digital dos seus sectores, “proporcionando assim um percurso entre o presente e o futuro das novas tecnologias em Portugal”, refere uma nota do Politécnico de Leiria.

Financiado pelo programa Interreg Sudoe, o projecto GAMELabsNET resulta de uma parceria entre a Associação das Indústrias de Conhecimento e Tecnologia Aplicada do País Basco, o Centro Espanhol de Logística, Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria, a Câmara de Comércio e Indústria Pau Béarn, o Instituto Nacional Universitário Jean-François Champollion e a Escola Superior de Tecnologias Industriais Avançadas (França).

O GAMELabsNet é um laboratório dedicado a apoiar a transformação digital de empresas dos sectores dos moldes, agroindústria, healthcare e turismo, entre outros. Está localizado na ESTG e é da responsabilidade do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Politécnico de Leiria.

Além deste laboratório, o projecto conta com mais seis instalações localizadas em Espanha e França. Estes laboratórios, ligados em rede, permitem o acesso, em tempo real, a partir de qualquer lugar com acesso à internet, a casos de estudo, a experiências e a soluções, estando vocacionados para prestar apoio no âmbito das áreas da logística e da indústria.