Saúde

Ensaios clínicos no hospital de Leiria crescem 400% em quatro anos

1 jun 2018 00:00

Entre 2014 e 2017 o Centro de Investigação iniciou 75 projectos em saúde

ensaios-clinicos-no-hospital-de-leiria-crescem-400-em-quatro-anos-8878

Os ensaios clínicos no Centro de Investigação (CI) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) cresceram 400%, entre 2014 e 2017, e aumentou a sua actividade em cerca de 80%, um valor “muito positivo e revelador da dinâmica e da referência que este centro hospitalar quer ser nesta área”, afirma João Morais, coordenador do CI.

Segundo informação enviada, este centro terminou 2017 com 44 projectos de investigação em desenvolvimento, envolvendo 150 investigadores. No total, em quatro anos, o CI desenvolveu 75 projectos de investigação em saúde.

Além disso, o CHL entrou ainda no circuito dos chamados projectos financiados no âmbito do programa Portugal 2020, participando em consórcios de investigação com instituições académicas.

Dos seis projectos de investigação candidatos a financiamento, dois já foram aprovados em 2018. Dos ensaios clínicos e dos estudos observacionais com medicamentos desenvolvidos em 2017, a maioria decorre no âmbito dos serviços de Oftalmologia, Cardiologia e Dermatologia.

João Morais destaca o “assinalável trabalho” que tem sido desenvolvido em estreita parceria com “entidades de prestígio como o Politécnico de Leiria, Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior, empresas locais, e indústria farmacêutica e de dispositivos, que escolhem o

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ