Viver
Ensemble TWB de música antiga actua em Espanha
No Festival de Música Antigua de Medinaceli, com um concerto dedicado ao avô materno de D. Dinis
Formado por Esin Yardimli Alves Pereira e pelo leiriense Ricardo Alves Pereira, actualmente baseados em Alcobaça, o ensemble The Wandering Bard (TWB) dedica-se à recolha, composição e interpretação de música medieval.
Nesta sexta-feira, 26 de Junho, o projecto apresenta-se no Festival de Música Antigua de Medinaceli, em Espanha, com um concerto comentado que se baseia nas cantigas atribuídas ao monarca Alfonso X, o Sábio.
Nos últimos anos, Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira têm organizado ciclos de música medieval no Castelo de Leiria e no Mosteiro da Batalha, entre outros eventos ao vivo em que se apresentam com regularidade.
A música e poesia de Alfonso X é o objecto do sétimo álbum do ensemble The Wandering Bard (TWB), lançado em 2025. Leyriath, The Path of Moonlight: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X) oferece música do século XIII interpretada com instrumentos comuns na época (vielle, oud e percussão) e inclui dez temas instrumentais, além de uma faixa bónus, com palavra narrada.
Para este disco, Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira estudaram manuscritos originais das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, monarca de Castela que viveu entre 1252 e 1284. Inspiraram-se directamente no Códice de los Músicos e no Códice Rico, com textos em galaico-português e notação musical neumática.
Também o álbum anterior, de 2023, com o título Leyriath, The Tale of Capricornus: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X), mergulha na obra do avô materno de D. Dinis.
O sexto Festival de Música Antigua de Medinaceli é uma iniciativa da Fundação Dearte, tem coordenação do músico Eduardo Paniagua e realiza-se no Palácio Ducal, em Medinaceli, município localizado na província de Sória, comunidade autónoma de Castela e Leão.