Sociedade

Entre as espécies únicas que povoam a região, há uma que está em crescimento 

5 ago 2024 20:00

Nas Berlengas existem quatro plantas únicas no mundo e em Ourém ‘navega’ um tipo de lampreia que não existe em mais nenhuma parte do globo. A propósito do Dia Mundial da Conservação da Natureza elencamos algumas das espécies raras que povoam a região 

entre-as-especies-unicas-que-povoam-a-regiao-ha-uma-que-esta-em-crescimento
Lampreia-do-nabão é uma espécie única, tendo sido identificada na ribeira de Seiça, em Ourém 
Universidade de Évora
Maria Anabela Silva

A descoberta aconteceu em 1988, pelo mão de Pedro Cortes, engenheiro agrónomo que, no estudo ecológico da ribeira de Seiça, em Ourém, identificava uma pequena lampreia que, admitia,  poderia representar “uma nova espécie para a Península Ibérica”. A confirmação chegou anos mais tarde, no final de 2012, mas com uma novidade ainda maior: tratava-se de uma espécie única no mundo, catalogada dessa forma por investigadores das universidades de Évora e de Lisboa e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, que a baptizaram com o nome de Lampetra auremenis (lampreia-do-nabão). 

Quase uma década depois dessa classificação, que reconhece as características genéticas únicas da lampreia em causa, há boas notícias, que apontam para o alargamento da sua distribuição populacional ao troço da ribeira de Seiça que atravessa a cidade de Ourém. “Na última Primavera, em plena fase da desova, foi detectada a sua presença do troço citadino da ribeira, o que já não acontecia há muitos anos”, revela Domingos Patacho, membro da associação ambientalista Quercus, que explica este ressurgimento com a “melhoria do ecossistema ribeirinho”, em resultado do investimento na rede de saneamento e na construção da ETAR de Seiça, agora requalificada. 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ