Sociedade

Enxaqueca afecta mais as mulheres. A culpa é das hormonas

23 set 2018 00:00

Patologia atinge cerca de 15% da população mundial.

enxaqueca-afecta-mais-as-mulheres-a-culpa-e-das-hormonas-9264
Maria Anabela Silva

É frequentemente confundida com uma dor de cabeça. Mas a intensidade da dor, associada a múltiplos sintomas, fazem da enxaqueca uma patologia “muito incapacitante”, que afecta mais as mulheres do que os homens.

A nível mundial, estima-se que a doença atinja quase 15% da população, ou seja, mais “do que a diabetes, asma e epilepsia em conjunto”, frisa Sara Machado, neurologista que integra a Direcção da Sociedade Portuguesa de Cefaleias.

A especialista explica que a enxaqueca “se manifesta por crises repetidas de dor de cabeça”, que podem “durar desde poucas horas até três dias” e “repetir-se esporadicamente ao longo da vida ou mesmo várias vezes num mês”, podendo, por isso, resultar numa “grande incapacidade em várias esferas da vida (familiar, laboral, social)”.

Segundo Sara Machado, a enxaqueca revela-se através de “múltiplos sintomas”, sendo o mais frequente a dor de cabeça “forte, latejante”, em que “parece que o coração pulsa dentro da cabeça”, e “incapacitante”. A esse, juntam-se outros sintomas, como “a intolerância à luminosidade, aos sons e aos cheiros e ainda náuseas e vómitos”.

A neurologia refere ainda que, “em 20% dos casos” existe também o que se denomina por “aura”, ou seja, “a associação de sintomas neurológicos, como a alteração da visão ou da sensibilidade, com duração de minutos e totalmente reversívei

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ