Sociedade

Eólicas produzem energia suficiente para toda a população do distrito

18 abr 2019 00:00

O primeiro foi instalado há 15 anos, na costa da Nazaré. Hoje são já 14 os parques eólicos existentes no distrito, que produzem energia suficiente para abastecer mais de meio milhão de pessoas.

eolicas-produzem-energia-suficiente-para-toda-a-populacao-do-distrito-10155
Maria Anabela Silva

Há 15 anos, entrava em funcionamento o primeiro parque eólico na região, o da Senhora de Vitória, localizado na costa da Nazaré, com capacidade para produzir energia suficiente para abastecer cerca de 19 mil pessoas. Uma década e meia volvida, existem 14 parques no distrito que, em 2017, foram responsáveis pela produção de 705 GWh (gigawatts- hora), de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Energia ao JORNAL DE LEIRIA.

Um valor suficiente para abastecer cerca de 552 mil pessoas - considerando um consumo médio por habitante de 1227 KWh (quilowatt-hora –, ou seja, mais do que a totalidade da população do distrito, que ronda os 458 mil residentes.

Segundo cálculos da APREN Associação Portuguesa de Energias Renováveis, a produção eólica no distrito, registada em 2017 (últimos dados disponíveis), corresponde a 2.960 horas de energia, tendo em conta a potência instalada na região.

Olhando para os dados do total de energia consumida no distrito, disponíveis no portal Pordata, é também possível concluir que os 705 GWh produzidos equivalem a 28% dos consumos, incluindo não só os domésticos mas também os industriais e outros.

A nível nacional, os números indicam que, em 2017, a eólica foi responsável por 21% do total de energia produzida em Portugal, sendo, nesse ano, a fonte renovável com maior fatia de energia produzida. No ano seguinte, a hídrica registou uma produção maior (ver gr&aacut

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ