Saúde

Equipamentos LUCAS reforçam resposta a paragens cardio-respiratórias nas urgências de Leiria

12 jan 2026 09:00

Dispositivos completam um investimento de 250 mil euros na sala de emergência do Hospital de Santo André

equipamentos-lucas-reforcam-resposta-a-paragens-cardio-respiratorias-nas-urgencias-de-leiria
Equipamentos são os primeiros a integrar o serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André
ULSRL

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) reforçou a resposta do serviço de Urgência Geral do Hospital de Santo André com dois equipamentos LUCAS, para casos de paragens cardio-respiratórias.

Estes equipamentos de compressões torácicas mecânicas, que completam um investimento de cerca de 250 mil euros na renovação de sala de emergência, são compatíveis com os dispositivos utilizados pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER), o que permite uma “articulação eficaz entre a resposta pré-hospitalar e hospitalar”.

“Sempre que um doente seja admitido no serviço de urgência com um equipamento LUCAS, a VMER poderá retomar de imediato a sua actividade com outro dispositivo disponível, garantindo continuidade, eficiência e rapidez na resposta de emergência”, esclarece a ULSRL, em comunicado de imprensa.

A aquisição destes dispositivos, os primeiros a integrar o serviço de Urgência Geral de Leiria, permite também a sua utilização pela equipa de Emergência Interna, “contribuindo para uma intervenção mais rápida, segura e tecnicamente diferenciada nas situações críticas em todo o Hospital”, pode ler-se no mesmo documento.

A ULSRL refere que este investimento representa “uma aposta clara na modernização dos equipamentos e inovação, na valorização das condições de trabalho dos profissionais de saúde e no reforço da segurança e qualidade dos cuidados prestados à população”.