Desporto
Ernesto Cunha sobe à categoria máxima dos ralis em Portugal
O piloto da Marinha Grande acaba de apresentar um novo carro para a temporada de 2024. A estreia acontece já no Rali de Viana do Castelo, que tem início na sexta-feira
Com o Campeonato de Portugal de Ralis concluído, é tempo de pensar na temporada de 2024, e a dupla Ernesto Cunha e Rui Raimundo já tem novidades para o próximo ano. Os pilotos acabam de apresentar um novo carro, numa nova categoria, e com uma participação preliminar já no Rali de Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto 2023.
É nesta competição que a dupla estreará o Citroën C3 Rally2, a sua nova opção para disputar o Campeonato de Portugal de Ralis em 2024.
A evolução do piloto da Marinha Grande no Campeonato de Portugal de Ralis - Duas Rodas Motrizes, ao volante do Peugeot 208 Rally4, fica marcada pelo 3.º lugar na época de estreia em 2020, o 2.º lugar em 2021 e pela conquista do campeonato em 2022.
“Faz todo o sentido continuar a evoluir enquanto piloto e neste ano, em que o grau competitivo foi altíssimo nas Duas Rodas Motrizes, nada melhor que evoluir para uma categoria onde o grau de exigência em todas as metodologias é ainda maior”, afirma Ernesto Cunha, citado numa nota de imprensa.
Sobre a escolha do Citroën, o piloto explica que “uma vez que há um representante da marca em Portugal, faz todo o sentido continuar a trabalhar com esta ligação directa à fábrica, tal como acontecia com o Peugeot 208 Rally4”.
O arranque oficial do Rali de Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto 2023 tem lugar na próxima sexta-feira, pelas 20 horas, com uma Super Especial na cidade, estendendo-se ao longo de cerca de 275 quilómetros entre especiais e ligações, até ao final da tarde de sábado.
“O nosso objectivo para este rali é no sentido de realizarmos o máximo número de quilómetros no novo carro, começando a preparar 2024 de uma forma sustentada e em contexto competitivo”, indica o piloto, cujo primeiro contacto com o novo carro acontecerá nos próximos dias, em antecipação à prova de Viana do Castelo, com uma sessão de testes com foco no desenvolvimento de setup e cenários possíveis para a temporada de 2024.