Viver

ESAD.CR integra Academia Internacional de Cerâmica

18 nov 2019 11:12

Rede pretende promover a criação de excelência em todas as culturas.

esadcr-integra-academia-internacional-de-ceramica
A IAC reúne ceramistas, artistas, designers, autores, coleccionadores, galeristas, curadores, restauradores, entre outros, assim como as mais prestigiadas instituições na área.
DR

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria integra a International Academy of Ceramics (IAC), um organismo que pretende estimular a cooperação entre profissionais no campo da cerâmica de todo o mundo, e promover a produção e criação de excelência em todas as culturas, anunciou hoje aquela instituição.

Segundo uma nota da ESAD.CR, a IAC reúne ceramistas, artistas, designers, autores, coleccionadores, galeristas, curadores, restauradores, entre outros, assim como as mais prestigiadas instituições na área.

Esta academia defende a universalidade da cerâmica e da cultura cerâmica como valores básicos da história da humanidade e, por isso, fomenta o diálogo entre culturas para garantir a continuação da valorização de todos os tipos de cerâmica. É parceira oficial da UNESCO para o sector cultural.

Em Portugal, a ESAD.CR integra a restrita lista de membros da IAC, entre quatro membros individuais – os artistas Sofia Beça, José Luiz de Almeida Silva, Yola Vale e Ana Rocha da Cruz, e dois membros colectivos - Museu da Olaria e Oficinas do Convento.

Integram a IAC mais de 600 membros individuais, e mais de 60 membros coletivos, de 67 países dos cinco continentes, refere ainda o comunicado.