Sociedade

Escola da Maceira é a terceira melhor pública do País nos exames do secundário

27 jun 2020 16:18

Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, no concelho de Leiria, destronou o Colégio de São Miguel, em Fátima, e surge agora com a melhor entre todas as instituições com ensino secundário no distrito de Leiria e concelho de Ourém.

escola-da-maceira-e-a-terceira-melhor-publica-do-pais-nos-exames-do-secundario
A nível nacional, as escolas privadas que dominam os 37 primeiros lugares
Ricardo Graça

A Escola Básica e Secundária Henrique Sommer, na Maceira, concelho de Leiria, é a terceira melhor escola pública do País, em termos de resultados dos exames do secundário.

De acordo com a análise do jornal Público, que incluiu todas as escolas onde são realizados, pelo menos, 50 exames, a instituição de ensino da Maceira alcançou o 41.º lugar no ranking nacional.

Com essa posição, a escola Henrique Sommer consegue a melhor classificação entre todas escolas da região (distrito de Leiria e concelho de Ourém), ocupando agora um lugar alcançado, nos últimos dois anos, pelo Colégio São Miguel, em Fátima.

Este colégio desce para a 67.ª posição no ranking nacional e aparece no sexto lugar entre as escolas da região. À sua frente estão o Colégio João de Barros, em Pombal, que surge na 54.ª posição a nível nacional, a Escola Secundária da Batalha (59.ª), o Centro de Estudos de Fátima (61.ª) e a Escola Secundária Raul Proença, em Caldas da Rainha (63.ª).

De acordo a análise feita pelo Público, o ranking nacional do ensino secundário é liderado pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário no Porto. A primeira escola pública a surgir é a Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, que aparece em 38.º lugar.

Olhando para o ranking do ensino básico, que tem em conta os resultados dos exames feitos no 9.º ano, o Colégio Nossa Senhora de Fátima aparece como o melhor, em termos regionais, ocupando a 14º lugar a nível nacional.

No top 5 da região neste nível de ensino surgem mais três instituições privadas: o Colégio Imaculada Conceição, em Leiria, que está na 48.ª posição nacional; o Externato Liceal de Albergaria dos Doze, em Pombal, que ocupa o 112.º lugar nacional, e o Colégio João de Barros, também no concelho de Pombal, que se encontra na 142ª posição no País.

No grupo das cinco escolas da região com melhores resultados no exames do 9.º ano figura ainda a Escola Básica e Secundária Raul Proença (149.º lugar no País).

 

LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA