Sociedade
Escola da Marinha Grande vence concurso de economia circular
Secundária Calazans Duarte foi uma das quatro escolas premiadas por concurso promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
A Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande, foi uma das quatro vencedoras da primeira edição do Concurso Regional Centro Circular.
Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) que pretende promover os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro, abrangendo 100 municípios.
Na edição de arranque, o concurso contou com a participação de 2.472 alunos (610 do 2º ciclo e 1.862 do 3º ciclo) e de 95 professores de 65 escolas da região. "Uma forte adesão da comunidade escolar", realça uma nota de imprensa da CCDRC, revelando que, durante a competição, foram executados "mais de sete mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir até 5 jogadores cada) e quase 3 mil batalhas (envolvendo apenas 2 jogadores)".
O Concurso Regional Centro Circular é um jogo online, destinado aos alunos do 2º e 3º ciclos, que decorreu em Abril e Maio de 2022. Desenvolvido pela CCDRC, em parceria com a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o jogo tem como principal objectivo "educar e sensibilizar, de forma lúdica, sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular: eficiência hídrica; eficiência energética; eficiência material; concepção e produção e aquisição e consumo".
A par da Calazans Duarte, foram também vencedoras a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, a Escola Secundária de Tondela e a Escola Básica João de Barros, na Figueira da Foz. A entrega de prémios terá lugar na segunda-feira, dia 6.