Sociedade

Escola Guilherme Stephens inaugurou centro inclusivo para alunos com autismo

2 jun 2022 09:24

Centro de apoio funciona desde o início do ano neste estabelecimento da Marinha Grande

escola-guilherme-stephens-inaugurou-centro-inclusivo-para-alunos-com-autismo
.
DR

A Escola Básica Guilherme Stephens, na Marinha Grande, inaugurou ontem oficialmente o Centro de Apoio à Aprendizagem e Inclusão e a Sala Snoezelen, que se destina a dar apoio aos alunos com perturbações do espectro de autismo.

A funcionar desde o início do ano lectivo, os espaços foram oficialmente abertos nesta data, de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança, salienta a Câmara Municipal da Marinha Grande em nota de imprensa.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes: a vereadora da Educação, Ana Alves Monteiro; a presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; o sub-director do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Mário Marques; a coordenadora da equipa multidisciplinar de educação inclusiva, Fernanda Barosa; os coordenadores da Escola Guilherme Stephens, Delfim Silva e Manuela Ambrósio; representantes da associação de pais e encarregados de educação; e vários professores do agrupamento.

"O Centro de Apoio à Aprendizagem e Inclusão está dotado de cozinha, zona de descanso, área de trabalho em grupo e área de aprendizagem individual, com total segurança e privacidade. É complementada pela Sala Snoezelen, equipada com material para estimulação sensorial, com luz, sons, cores, texturas e aromas, que permite uma intervenção sensorial avançada e o relaxamento das crianças. Além destes novos recursos, os alunos do agrupamento com espectro de autismo têm ainda ao dispor natação adaptada, judo, bocia e aulas onde potenciam a autonomia", faz saber o município.

As novas salas estão instaladas na antiga secretaria da escola, tendo sido adaptadas para representar mais um recurso para auxiliar alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.