Sociedade

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais com novos cursos em 2022/2023

2 ago 2022 16:07

Estabelecimento do Politécnico de Leiria alarga oferta formativa nas áreas da Educação Pré-Escolar e da Música

escola-superior-de-educacao-e-ciencias-sociais-com-novos-cursos-em-20222023
Direcção de Bandas e Ensembles de Sopro é um dos novos cursos
Jornal de Leiria/Arquivo

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) acaba de anunciar uma nova oferta formativa para o ano lectivo 2022/2023.

Trata-se de uma pós-graduação em Educação de Crianças em Idade de Creche (0/3 anos), uma pós-graduação em Direcção de Bandas e Ensembles de Sopros e um curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Música Digital.

A primeira fase de candidaturas à pós-graduação em Direcção de Bandas e Ensembles de Sopro está a decorrer até dia 5 de Setembro.

Esta pós-graduação visa aprofundar e desenvolver competências no âmbito da direcção musical, numa perspectiva de inovação do sector musical e educativo, explica o Politécnico de Leiria em nota à imprensa.

O curso dirige-se a profissionais que pretendam adquirir uma formação específica na direcção de grupos instrumentais, bandas e ensembles. Permite o aprofundamento de conhecimento no âmbito de repertório musical, de técnicas de ensaio e de uma educação auditiva com níveis de excelência.

Pretende-se ainda dotar estes profissionais de competências técnicas e sociais inerentes à função de maestro/professor de música através do contacto prático com músicos, bandas filarmónicas e maestros nacionais e internacionais.

A pós-graduação em Educação de Crianças em Idade de Creche (0/3 anos) destina-se a educadores de infância profissionalizados, técnicos de trabalho social, técnicos superiores com trabalho efectivo em contexto de creche e/ou amas com grau de licenciatura e oficializadas pelos Centros Regionais de Segurança Social.

O curso decorrerá em regime pós-laboral, durante dois semestres. A segunda fase de candidaturas decorre de 16 Agosto a 9 de Setembro.

Já o Curso Técnico Superior Profissional em Música Digital visa formar profissionais com competências transversais nas áreas das artes do espectáculo e dos audiovisuais e produção dos media, orientados para o trabalho imediato após a conclusão do curso.

A proposta para a sua criação na cidade de Leiria surge no seguimento da designação de Leiria como Cidade Criativa na área da Música, pela UNESCO em 2019.

“As mudanças tecnológicas, industriais, culturais, económicas e sociais registadas nos últimos anos têm influenciado os hábitos de recepção, produção e criação musicais, pretendendo o TeSP dar resposta à necessidade crescente de qualificação dos profissionais no mercado de trabalho, tendo em vista a competência, as dinâmicas e tendências do mercado da música, numa visão integrada da gestão de projectos”, explica o Politécnico.

As candidaturas ao curso, com uma duração de dois anos, não se encontram ainda a decorrer.