Saúde
Escola Superior de Saúde debate ‘Inteligência Artificial e Sustentabilidade no Trabalho’
Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN25) decorre entre os dias 2 a 4 de Abril, em Leiria

Proporcionar um espaço de reflexão sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) e da Sustentabilidade na saúde dos trabalhadores e nos ambientes laborais, é um dos principais objectivos do 7th International Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN25), que se realiza entre os próximos dias 2 e 4 de Abril, na Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria. As inscrições para o congresso, a ser realizado em modalidade híbrida (presencial e online), já estão a decorrer e podem ser realizadas online.
Sob o tema Inteligência Artificial e Sustentabilidade no Trabalho, o congresso pretende proporcionar compreensão quanto à aplicação da IA nas práticas sustentáveis dos ambientes do trabalho e na integração de tecnologias inovadoras na preservação dos recursos naturais e humanos, promovendo um ambiente de trabalho mais eficiente, saudável e ecologicamente responsável.
Outro dos objectivos é partilhar evidências e boas práticas de promoção da saúde, operadas ao nível nacional e internacional, no âmbito da Enfermagem do Trabalho.
No primeiro dia do evento, 2 de Abril, é dedicado à realização de seis workshops, com as temáticas Metodologia de projeto: contributos para a visibilidade da enfermagem do trabalho, Ensinar e aprender na Era Digital, Suporte básico de vida (SBV), Masterclass: gestão do tempo em desafios de liderança, Aplicativos de apoio à educação para a saúde em contexto laboral, e Rayyan QRI: uma ferramenta de optimização da revisão da literatura.
Na quinta-feira, dia 3 de Abril, a sessão de abertura está agendada para as 10:30, iniciando-se o primeiro painel uma hora depois com o tema Práticas regionais inovadoras nos locais de trabalho: interseções entre saúde ocupacional e saúde pública: um olhar atual, seguindo-se a conferência Sustentabilidade no exercício das funções da saúde ocupacional.
Até às 17 horas tem lugar o segundo painel de debate, subordinado ao tema Desafios em saúde ocupacional.
O programa do último dia do 7th International Congress of Occupational Health Nursing inclui Abordagens ao universo laboral, Inteligência Artificial: inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas e Segurança e saúde no trabalho: medidas para o bem-estar do trabalhador.
O evento é realizado em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viseu e da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.