Sociedade

Escola Superior de Saúde é membro fundador da World Rehabilitation Aliance

18 ago 2023 16:20

Foram criados cinco os grupos de trabalho desta rede

escola-superior-de-saude-e-membro-fundador-da-world-rehabilitation-aliance

A Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Leiria, é membro fundador da World Rehabilitation Aliance (WRA), sendo a única instituição representante de Portugal nesta rede de parceiros da Organização Mundial da Saúde.

O lançamento formal desta rede aconteceu no dia 12 de Julho na sede da OMS, em Genebra, na Suíça, com a presença dos 82 membros fundadores, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

A WRA tem como missão “apoiar a implementação da iniciativa Reabilitação2030” e “promover a reabilitação como um serviço de saúde essencial e que deve ser parte integrante da cobertura universal de saúde, alinhada com a garantia de vidas saudáveis e a promoção do bem-estar para todos, em todas as idades, que é um dos objectivos para o desenvolvimento sustentável”, acrescenta o comunicado.

O Politécnico de Leiria adianta ainda que “na base da WRA está a criação de uma rede de parceiros que contribuam para alertar para a necessidade do acesso à reabilitação (com realidades muito distintas em todo o Mundo) e que possam exercer influência junto de decisores no sentido de se definirem acções concretas de cuidados de reabilitação, entendendo-se este acesso como um direito e não como um cuidado de segunda linha a que só alguns podem ter acesso”.

Foram criados cinco os grupos de trabalho desta rede: workforce, cuidados de saúde primários, emergência, investigação e relações externas, sendo que a Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) integra o primeiro e o quarto “diretamente relacionados com a sua actividade”.

Durante a reunião, foram apresentadas várias ferramentas, que têm vindo a ser desenvolvidas pela OMS e os seus parceiros para a área da reabilitação, entre as quais se destaca o Pacote de Intervenções para a Reabilitação (PIR).

A nota explica que este é um “recurso que descreve intervenções essenciais baseadas em evidências e informações relacionadas para facilitar o planeamento, o orçamento e a integração da reabilitação em todos os níveis de prestação de serviços nos sistemas de saúde”.

Comissão ISO - S1 - Wheelchair visita Leiria

A Escola Superior de Saúde de Leiria vai receber a Comissão ISO - S1 - Wheelchair, nos dias 18, 19 e 20 de Setembro, que solicitou apoio à ESSLei, através da professora Elisabete Roldão, da licenciatura em Terapia Ocupacional, para poder reunir em Portugal. 

Segundo fonte da ESSLei, no dia 18 realizar-se-á uma conferência, sobre Mobilidade em Cadeira de Rodas, que decorrerá no auditório da ESSLei, durante a manhã.

De tarde, decorrerá uma visita ao ciTECHCare - centro de investigação do Politécnico de Leiria e ao aTOPlab - Assistive Technology & Occupational Performance Laboratory.

Serão também realizados alguns workshops sobre “características inovadoras de produtos de apoio para a mobilidade”.

Nos dias 19 e 20 de Setembro serão desenvolvidas reuniões de trabalho, na ESSLei.

“Esta é uma iniciativa única em Portugal, pois é a primeira vez que a Comissão ISO - S1 - Wheelchair visita o nosso país. É um privilégio para o Politécnico de Leiria e para a Escola Superior de Saúde poder recebê-los e contar com a sua participação na conferência”, destacou a mesma fonte.