Sociedade

Escuteiros de Leiria sobem à Serra dos Candeeiros para contactar Estação Espacial Internacional

12 out 2015 00:00

Escuteiros vão falar, via rádio, com astronautas e cosmonautas da EEI

(foto: DR)

Clique acima e veja a fotogaleria

Na noite de 17 para 18 de Outubro, de sábado para domingo, os escuteiros da região de Leiria do Corpo Nacional de Escutas vão subir à Serra dos Candeeiros, para tentar um contacto com os astronautas e cosmonautas da Estação Espacial Internacional (EEI).

Os jovens da região escutista de Leiria participam no 58.º JOTA/19.º JOTI - Jamboree on the air – Jamboree on the internet, encontro mundial que junta um milhão de escuteiros de todo o mundo através das ondas de rádio e pela web, numa troca de experiências, conhecimento e afectos, aproveitando para ensaiar um contacto com o maior exemplo actual de cooperação e harmonia entre os povos: a EEI.

O "encontro" nas ondas de rádio entre os discípulos de Baden-Powell e os homens e mulheres da NASA (Agência Espacial Norte-americana), ESA (Agência Espacial Europeia) e Agência Espacial Russa (Федеральное Kосмическое Aгентство России - Federálnaié Cosmítchescaié Aguiêntstva Rassíe, conhecida como Roscosmos) será feito numa verdadeira corrida contra o tempo, uma vez que a janela de oportunidade de comunicação é breve - o tempo em que a EEI estará posicionada sobre Portugal Continental.

Na região, além do contacto com a EEI, os escuteiros de Leiria vão juntar-se na Quinta do Escuteiro, na Batalha, numa actividade promovida por esta unidade do CNE - Leiria, a jovens de todo o mundo, na maior actividade escutista mundial. A realização do JOTA/JOTI será aproveitada para inaugurar um importante equipamento de monitorização e pedagogia ambiental: o CAFA - Centro de Acolhimento e Formação Ambiental, na Quinta do Escuteiro.

Ao longo do fim-de-semana, além do contacto com a EEI, que será feito por um grupo que caminhará, com os equipamentos rádio portáteis, mais de 12 quilómetros, até à zona da Bezerra, na Serra de Candeeiros, haverá, na Quinta do Escuteiro, actividades relacionadas com a interculturalidade, comunicações, inter-relacionamento, tecnologias de comunicação, ambiente, entre outras temáticas.

Em comunicado, o chefe regional de Leiria, Pedro Ascenso, explica que “tal era a necessidade de encontro dos Escuteiros de todo o mundo que a alternativa encontrada foi fazer um grande "acampamento mundial” (Jamboree) no Ar, ou seja socorrendo-nos das ondas rádio.”

Em 2014, o JOTA-JOTI contou com a participação de mais de 1 milhão e 300 mil escuteiros, de 157 países diferentes, com mais de 11 mil estações rádio e 19 mil estações internet.

A EEI é um laboratório espacial, cuja montagem em órbita começou em 1998 e acabou oficialmente em 8 de Junho de 2011 na missão STS-135. A estação encontra-se em órbita baixa - entre 340 e 353 quilómetros de altitude, o que possibilita a sua visualização da Terra a olho nu – é um ponto de luz brilhante a atravessar o horizonte a uma velocidade média de 27.700 km/h, completando 15,77 órbitas por dia.