Sociedade

Escuteiros lançam caminho de Fátima

11 mar 2016 00:00

Peregrinação

escuteiros-lancam-caminho-de-fatima-3332

Os escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Leiria vão lançar Maria’s Way [Caminho de Maria], uma proposta de percursos de aproximação a Fátima, identificados, mapeados e com sugestões de oração e reflexão centrados na Mensagem deFátima.

O novo projecto será testado no próximo fim-de- -semana, quando decorre a peregrinação diocesana a Fátima. Segundo uma nota do CNE, esta proposta é uma forma de assinalar o centenário das aparições de Fátima. Assim, sábado e domingo, serão testados cinco percursos, que ainda estão em fase de planeamento.

“Este teste será alargado, mais tarde, a todos os escuteiros do País, pela altura da peregrinação nacional do CNE, prevendo- se que os caminhos estejam prontos a ser utilizados pelos peregrinos no ano de 2017, bem a tempo da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, que contará com a presença do Papa Francisco”, refere o comunicado.

Para o CNE, Maria’s Way pretende ser uma proposta da região de Leiria para todos os escuteiros portugueses e internacionais e para todos os peregrinos de Fátima.

“Este projecto consiste numa série de percursos, devidamente identificados e mapeados, de aproximação ao Santuário de Fátima, a partir de várias direcções”

A criação do itinerário, cujos percursos terão entre 20 a 45 quilómetros, passa, não só pela definição do caminho, mas também “pela criação de dinâmicas que permitam, ao longo do caminho, viver os marcos principais da Mensagem de Fátima, através da disponibilização de subsídios documentais e experimentais que podem ser explorados pelos grupos de peregrinos”.

Há ainda “uma série de propostas de oração, reflexão, actividades, enriquecimento cultural, visitas e outras indicações relevantes para os diversos caminhos”.