Sociedade

Espaço de cowork nas antigas instalações da EDP em Leiria

26 fev 2022 10:50

Projecto que está a ser desenvolvido pelos serviços camarários prevê a manutenção do Centro Associativo Municipal no local.

espaco-de-cowork-nas-antigas-instalacoes-da-edp-em-leiria
Edifício foi adquirido em 2016 pelo município
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Parte do antigo edifício da EDP em Leiria vai ser ocupado com um espaço de cowork. Segundo informação do município, a nova valência funcionará nos pisos inferiores, garantindo a continuidade no local do Centro Associativo Municipal.

“Os serviços técnicos da câmara estão a desenvolver a reabilitação de outros espaços do edifício para aumentar áreas funcionais”, explica a autarquia, que justifica a criação deste espaço de cowork com o contexto actual, “em que se consolidou a promoção do teletrabalho como modalidade mais ágil e flexível” da actividade laboral.

“Estando o edifício a ser já utilizado na maioria da sua área, considerou-se como estratégia a preparação do restante edifício para trabalhadores/as e serviços cujas funções sejam compatíveis com o trabalho à distância”, acrescenta o município.

Assim, o espaço será dotado de “condições físicas necessárias que garantam a portabilidade de postos de trabalho e o acesso generalizado às tecnologias de informação e comunicação”.

As antigas instalações da EDP foram adquiridas pela Câmara de Leiria em 2016, num negócio que rondou 1,2 milhões de euros (500 mil em dinheiro e um terreno municipal na Avenida Adelino Amaro da Costa avaliado em 700 mil euros).