Sociedade

Espaço do cidadão abre em Porto de Mós

1 set 2017 00:00

Num só balcão, é possível aceder a serviços de 14 organismos do Estado.

espaco-do-cidadao-abre-em-porto-de-mos-7084

Tratar da revalidação da carta de condução, fazer uma candidatura do programa de apoio ao arrendamento Porta 65 ou obter certidões das finanças, de registo civil, predial e comercial. Estas são algumas das muitas valências disponíveis no Espaço do Cidadão de Porto de Mós, que começou a funcionar esta quinta-feira, no edifício da Câmara, integrado no Gabinete de Atendimento ao munícipe.

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades, num único balcão. No local, é possível ter acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

Além de assuntos relacionados com a carta de condução e certidões, é também possível, por exemplo, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura.

“Este modelo objectiva servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital, por via do apoio assistido, na prestação dos serviços públicos digitais”, refere um comunicado da Câmara de Porto de Mós.

A autarquia refere ainda que, posteriormente, os serviços disponíveis pelo Espaço Cidadão serão também estendidos às Freguesias de Mira de Aire e Juncal.

O horário de atendimento do Espaço do Cidadão é o mesmo do da Câmara: de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 12:30 horas e das 14 às 17 horas.