Economia

Espaço Leiria Economia é o "casamento feliz" entre o sector tradicional e a inovação

18 out 2022 12:40

Situado no primeiro andar do Mercado Municipal, o projecto homenageia o empreendedorismo do falecido ex-secretário de Estado João Vasconcelos

espaco-leiria-economia-e-o-casamento-feliz-entre-o-sector-tradicional-e-a-inovacao

“Fazemos um casamento que me parece especialmente feliz da sabedoria com a audácia. Refiro-me ao casamento do sector mais tradicional da nossa economia, o sector primário e os pequenos produtores, herdeiros de um fazer que faz parte das nossas raízes e da nossa identidade coletiva, com a juventude, que nos traz a inovação, a irreverência e o pensamento disruptivo.” A afirmação é de Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, que hoje inaugurou o Espaço Leiria Economia.

Situado no primeiro andar do Mercado Municipal, o espaço acolhe as Divisões da Economia, Turismo e Grandes Eventos e o Gabinete de Inserção Profissional do Município, assim como o Espaço Empresa, a Startup Leiria, uma área administrativa da CUF e, em breve, o Programa Brightstart que a Deloitte está a desenvolver com o Politécnico de Leiria.

“Depositamos grandes expectativas neste espaço, e permitam-se uma referência especial à Startup de Leiria, uma incubadora e aceleradora de empresas que estimula a inovação e o empreendedorismo, contando já com cerca de 15 empresas”, destacou o autarca, ao referir que este será um espaço de apoio ao “desenvolvimento de novas empresas numa conjuntura especialmente difícil para projetos em fase de arranque”.

O Espaço Leiria Economia pretende desafiar o empreendedorismo, "em especial dos jovens" e criar condições para que as empresas “tenham condições facilitadas para a expansão da sua atividade”, nomeadamente “ao nível dos processos de licenciamento e na atracção de investimento, em especial nas áreas tecnológicas e da economia circular”.

O projecto assume-se ainda como um potencial para a “construção de pontes entre os agentes que promovem o desenvolvimento do território, sejam os gestores dos recursos públicos, dirigentes do associativismo empresarial, de que são exemplos a Acilis, a Nerlei, a Startup, o Instituto Politécnico” e a “muito empreendedora classe empresarial que tem assumido um protagonismo decisivo na elevação do patamar competitivo e na afirmação de Leiria como uma das regiões de maior dinamismo do País”, salientou Gonçalo Lopes.

O Espaço Leiria Economia é uma homenagem ao falecido ex-secretário de Estado João Vasconcelos, “que foi um grande impulsionador da aposta no empreendedorismo jovem”.

João Neves, secretário de Estado da Economia, evidenciou o “empenhamento” do presidente da câmara “nos domínios da economia” e a sua “permanente atenção à importância do factor local na estratégia de desenvolvimento do País”.

Para o governante, as condições que têm sido criadas no investimento e na dinâmica da região faz com que aquela “seja uma marca distintiva, que acontece não só na multiplicidade de iniciativas, mas numa estratégia clara de apostar na capacidade empreendedora do concelho para garantir valor naquilo que é a vida colectiva deste concelho”.

“Misturando as diferentes valências que faz a actividade económica de um concelho” e estabelecendo redes, “assente numa estratégia equilibrada e sustentada capaz de construir uma solução” tem permitido que Leiria “continue a estar no mapa das regiões mais empreendedoras do País”, acrescentou o secretário de Estado.

João Neves reforçou ainda o “papel que o Politécnico de Leiria tem tido no passado” na produção de conhecimento e a transformação económica, esperando que essa estratégia “se mantenha e se reforce, apostando naquilo que é uma marca que distingue a ligação forte e permanente entre as necessidades das empresas e que o sector do ensino e investigação pode trazer para melhorar a competitividade das empresas do território e do País”.

“A articulação entre conhecimento e capacidade de empreender é decisiva para que o nosso país, nos tempos mais desafiantes, continue na senda do crescimento económico”, concluiu o governante.