Saúde

Esquadrão Pneumonia estará terça-feira em Leiria: a pneumonia mata

14 nov 2015 00:00

No dia 17 de Novembro: combate à pneumonia na Praça Paulo VI

esquadrao-pneumonia-estara-terca-feira-em-leiria-a-pneumonia-mata-2458

Inserida nas comemorações do Dia Mundial da Pneumonia, a campanha de sensibilização e prevenção  da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), “Esquadrão Pneumonia” chega terça-feira, 17 de Novembro, a Leiria.

Entre as 10 e as 18 horas, o Esquadrão vai estar na Praça Paulo VI (Largo do Papa) com o objectivo de sensibilizar a população para a Pneumonia e para os problemas com ela relacionados.

Depois de Lisboa, Évora e Leiria, o Esquadrão Pneumonia vai para Aveiro e Porto. Até 24 de Novembro, estará em algumas das mais emblemáticas praças do País com uma equipa de profissionais de saúde que vão realizar testes de espirometria e transmitir informação sobre a doença, explicar as principais formas de prevenção e esclarecer outras dúvidas relacionadas com pneumonia.

O apelo à prevenção é grande mensagem deste Esquadrão, que este ano marca presença em Leiria. 17 de Novembro foi a data escolhida pelo Esquadrão Pneumonia para visitar a Praça Paulo VI (Largo do Papa) onde, entre as 10.00 e as 18.00, haverá uma equipa de profissionais de saúde disponíveis para realizar testes de espirometria e transmitir informação sobre Pneumonia, formas de prevenção e esclarecer outras dúvidas relacionadas com a doença.

 17 de Novembro – Leiria | Largo do Papa | 10 – 18 horas

A campanha Esquadrão Pneumonia dirige-se a toda a população, sobretudo, aos adultos a partir dos 50 anos. “Acreditamos no impacto do “Esquadrão Pneumonia” junto da população», explica Carlos Robalo Cordeiro, médico pneumologista e presidente da SPP.

“O nosso principal objectivo é alertar a sociedade civil, a par da comunidade científica, para a importância de prevenir a doença. E não há melhor forma de prevenir a Pneumonia do que a vacinação antipneumocócica.

Com o Esquadrão Pneumonia, queremos impactar as pessoas na rua, ao mesmo tempo que lhes damos a oportunidade de testarem a sua capacidade respiratória e de se aconselharem com profissionais de saúde qualificados”, acrescenta.

O “Esquadrão Pneumonia” remete-nos para um conjunto de pessoas e iniciativas que visam proteger toda a comunidade, defender a população da pneumonia. Todos podem fazer parte deste esquadrão forte, coeso, unido a favor de uma causa: a prevenção.

O escudo delineado em forma de pulmão é o símbolo desta campanha e representa precisamente a defesa conseguida através da prevenção.

Imunização na idade adulta deve ser uma prioridade
A imunização contra a Pneumonia na idade adulta é uma das preocupações da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, que apela à vacinação antipneumocócica numa faixa etária em que a doença pneumocócica se manifesta, sobretudo, sob a forma de Pneumonia, uma das principais causas de morte preveníveis através de vacinação. Em Portugal, mata uma média de 23 pessoas por dia, só nos hospitais públicos. A maioria pode ser evitada.

“A vacinação antipneumocócica é a melhor forma de prevenirmos uma pneumonia”, continua Carlos Robalo Cordeiro. “As crianças pequenas e os adultos a partir dos 65 anos estão entre os mais vulneráveis, bem como pessoas com mais de 50 anos que tenham co-morbilidades como diabetes, asma, DPOC e doença cardíaca. Pessoas cuja imunidade está comprometida também devem vacinar-se”.

Para além da pneumonia, a vacinação antipneumocócica previne formas graves da infecção por pneumococos como a meningite e a septicemia, e outras menos graves como a Otite Média Aguda e a Sinusite.

O pneumococo é o responsável por, aproximadamente, 1.6 milhões de mortes por ano em todo o mundo, sendo, por isso, uma das principais causas de morte preveníveis através de vacinação.

 Apesar da Pneumonia não ser sazonal, é na época de incidência da gripe que se regista o maior número de casos. Estima-se que a interacção entre o vírus da gripe e o principal agente causador de pneumonias (pneumococo) aumente o risco de pneumonia pneumocócica cerca de 100 vezes.