Covid-19

Estádio de Leiria vai ser transformado em centro de vacinação

2 fev 2021 16:45

Autarquia anunciou hoje novas medidas de apoio e combate à pandemia da Covid-19

estadio-de-leiria-vai-ser-transformado-em-centro-de-vacinacao
Oposição sugeriu ainda a mobilização da PSP e GNR para controlo do uso de máscara na rua
Ricardo Graça

Na reunião da Câmara de Leiria de hoje, dia 2 de Fevereiro, o presidente da autarquia, Gonçalo Lopes, anunciou novas medidas para as próximas semanas. 

No capítulo da saúde e segurança, a autarquia vai disponibilizar o estádio para a criação de um centro de vacinação nos camarotes, com capacidade para vacinar até mil pessoas por dia.

É um trabalho que requer “alguma logística”, sublinhou Gonçalo Lopes. Entre as preocupações da autarquia está a necessidade de levar as vacinas aos cidadãos com dificuldades de deslocação. Para esta sexta-feira está agendada uma reunião das autarquias, com representantes da equipa especial que gere o processe e secretários de Estado com o objectivo de montar um sistema eficaz de vacinação. 

Segundo a vereadora Ana Esperança (PS), o concelho de Leiria tem a funcionar no estádio, mas a apoiar todo o ACES do Pinhal Litoral, uma área dedicada a doenças respiratórias. Uma vez por semana há testes nas IPSS (à quarta-feira) e uma testagem mensal a todas as IPSS.

Já o vereador da oposição Fernando Costa (PSD) questionou se a câmara vai disponibilizar espaços para vacinação em larga escala da população, uma vez que, no seu entender, se prevê uma grande afluência. “Além do estádio, vão ser disponibilizados espaços, nomeadamente nas freguesias de maior dimensão, como a Maceira ou outras, onde os centros de saúde não têm as melhores condições?”

O autarca sugeriu ainda a mobilização da PSP e GNR para controlo do uso de máscara na rua. “Mesmo que tivesse de pagar alguns graduados.”

Na área da Educação, o presidente da Câmara anunciou a aquisição e disponibilização de mais equipamentos informáticos, além do acesso à internet, disponibilização de serviços de informática para reparação de avarias computadores dos alunos e um kit para estudantes, professores e funcionários para quando se verificar o regresso às aulas presenciais.

O conjunto conta com máscaras FFP2, máscaras sociais, cirúrgicas e álcool gel a distribuir pela comunidade educativa.

A câmara comtempla, igualmente, o reforço da sinalética nos espaços públicos, como parques infantis municipais, parques de desportos radicais e Percurso Polis, e a distribuição de um kit de segurança a profissionais de saúde, bombeiros e IPSS, além da colocação de dispensadores de máscaras em espaços municipais e nas freguesias. Será doado um milhão de máscaras.

A autarquia accionou ainda um fundo de emergência destino a empresas, denominado Fundo de Emergência de Apoio Comercial e Empresarial, que até 31 de Janeiro 
recebeu 303 candidaturas e cujo apoio solicitado ultrapassa os 500 mil euros. Gonçalo Lopes anunciou a intenção de reforçar a verba prevista neste capítulo.

Em conjunto com a ACILIS, o município promoverá um seminário digital para divulgar e promover boas práticas no comércio digital, além de um plano de formação de comerciantes. Paralelamente, avançará uma campanha de promoção e venda de produtos regionais, com o selo Made in Leiria. 

A partir de amanhã, quarta-feira, dia 3, avança a isenção de pagamento de estacionamentos à superfície, geridos pela Câmara, enquanto houver confinamento, incluindo os situados na Fonte Quente e no Mercado de Sant’Ana. Esta informação será sinalizada às forças de segurança e haverá a colocação de informação nos parquímetros. Gonçalo Lopes justifica esta medida por haver um grande número de pessoas em teletrabalho, que deixam carro na sua área de residência.