Sociedade

Estado considera que, da sua parte, reparações de danos provocados pelo furacão Leslie estão praticamente concluídos

12 out 2021 11:36

Tempestade tropical abateu-se sobre a região Centro há três anos

estado-considera-que-da-sua-parte-reparacoes-de-danos-provocados-pelo-furacao-leslie-estao-praticamente-concluidos
Danos foram avaliados em dezenas de milhar de euros na região Centro
DR
Redacção/Agência Lusa

A intervenção do Estado para reparar danos causados em Outubro de 2018 pela tempestade Leslie “está praticamente concluída”, revelou o gabinete da ministra da tutela, Alexandra Leitão.

“No cumprimento das suas competências e obrigações”, a administração central do Estado concretizou “aquilo a que se propôs”, segundo o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP).

Foram apoiadas autarquias e entidades sem fins lucrativos afectadas pelo furacão Leslie, que atingiu Portugal como tempestade tropical, na noite de 13 para 14 de Outubro de 2018, e atingiu a região Centro, incluindo vários municípios do distrito de Leiria.

“É expectativa desta área governativa que as verbas ainda em falta possam ser atribuídas em breve”, adiantou a fonte.

No âmbito das suas atribuições, o MMEAP concedeu dois apoios financeiros: um para os municípios, comparticipando 60% do investimento, e outro destinado às entidades sem fins lucrativos, cobrindo 25% do investimento.

“O investimento dos municípios afectados para a reabilitação necessária ascendeu a cerca de 8,3 milhões de euros, tendo sido atribuída uma comparticipação pelo Estado de cerca de cinco milhões de euros. Deste montante, foram já atribuídos cerca de 4,2 milhões de euros.”

As entidades associativas e religiosas que sofreram danos pela passagem do Leslie apresentaram um total de 160 candidaturas para a recuperação dos seus equipamentos colectivos, “tendo sido todas aceites”.

“O montante elegível totalizou cerca de 4,6 milhões de euros, tendo sido atribuída uma comparticipação estatal de cerca de 1,1 milhões de euros”, acrescentou.

Estão por pagar, segundo o Governo, “apenas as verbas relativas às entidades que ainda não apresentaram os documentos legais para o efeito”.