Sociedade

Este mês chega o primeiro dia do resto da vida da Linha do Oeste

5 nov 2020 14:13

Os trabalhos começam a sul, mas já há concurso para a modernização até Caldas da Rainha. E planos para continuar a norte e electrificar a via até ao Louriçal

este-mes-chega-o-primeiro-dia-do-resto-da-vida-da-linha-do-oeste
Comissão para a Defesa da Linha do Oeste vê potencial no serviço entre Caldas, Leiria e Coimbra
Ricardo Graça/Arquivo

Actualização: já depois do fecho deste artigo (pelas 13 horas de quarta-feira, 4 de Novembro) para a edição em papel do JORNAL DE LEIRIA, a empresa Infraestruturas de Portugal divulgou informação nova, anunciando a assinatura, amanhã, sexta-feira, 6 de Novembro, do auto de consignação da empreitada entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, o que vem confirmar o arranque dos trabalhos no mês de Novembro.

Com a infomação divulgada nas últimas semanas pelo Governo e pela empresa pública Infraestruturas de Portugal, estão mais definidos os futuros contornos da ferrovia no distrito de Leiria, a partir de traços que começam a ser desenhados já em Novembro e se expandem num cenário até 2030.

Em causa, a modernização e total electrificação da Linha do Oeste, a construção de uma linha de alta velocidade com estação em Leiria e a articulação entre ambas.

Os trabalhos relacionados com a intervenção na Linha do Oeste entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, segundo a Infraestruturas de Portugal, poderão começar ainda este mês, dado que existe visto prévio favorável do Tribunal de Contas para o contrato adjudicado ao consórcio Gabriel Couto MCA Aldesa pelo valor de 61,5 milhões de euros.

O investimento prolonga-se por 43 quilómetros e contempla a electrificação e requalificação da via.

Menos meia hora para Lisboa

Mais importante para quem vive e trabalha no distrito de Leiria, Outubro trouxe, no dia 12, a publicação em Diário da República do concurso público para a intervenção entre Torres Vedras e Caldas da Rainha.

Com um valor base de 40 milhões de euros, promete a modernização e a electrificação do troço, numa extensão de 44 q

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ