Sociedade
EstrELA Monumental, do Mosteiro do Leitão, entregou 4500 euros a associações de apoio às mulheres
Alunas da Escola Hotelaria e Turismo do Oeste foram premiadas
No dia 12, o Mosteiro do Leitão, da Batalha, fez a entrega dos prémios do EstrELA Monumental, concurso criado pelo Grupo FF, detentor da marca, em parceria com a Escola Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
Foram entregues no total mais de nove mil euros e metade deste valor foi dividido pelas alunas da EHTO, vencedoras de competição que consistia em criar pratos que fizessem uso do leitão assado, e o restante foi entregue a associações de cariz solidário feminino escolhidas pelas vencedoras.
Os pratos das alunas estiveram em destaque, na ementa de Verão do Mosteiro do Leitão, e 100% do valor arrecadado com suas as vendas foram entregues às vencedoras e partilhado com uma associação.
O "Croquete de Leitão com maionese de laranja", elaborado pela aluna Inês Silvestre (Curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria) foi o prato que mais vendas gerou, alcançando um valor de 2327 euros.
A aluna Ivânia Oliveira (Curso Gestão e Produção de Pastelaria), criadora da "Delícia da Nossa Região", recebeu um cheque de 1319 euros e a aluna Leonor Tarenta (Curso Técnicas de Cozinha e Pastelaria) com o prato "Frango da Púcara com molho de leitão e maçã de Alcobaça grelhada" levou para casa mil euros.
Os representantes da Mulher Século XXI, da APAMCM (Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama) e da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) também estiveram presentes, recebendo 4500 euros, divididos em partes iguais pelas três instituições.
A Makro, patrocinadora desta acção, ofereceu um cabaz solidário a cada uma das associações escolhidas.
Zita Freire, CEO do Grupo FF anunciou, durante a sessão, a segunda edição da EstrELA Monumental. Este concurso promove o debate da importância da mulher na cozinha de grandes restaurantes e é dirigido às alunas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO).
A competição ocorrerá na Primavera de 2024.