Viver

Estrelas no filme de António Campos recordam Verão quente de 1975

25 mar 2023 14:00

Participaram no filme "Gente da Praia da Vieira". Recordam o cineasta, o que foi e o que resta desta comunidade piscatória da Marinha Grande

estrelas-no-filme-de-antonio-campos-recordam-verao-quente-de-1975
“Peles” e “Esgalhado” são alguns dos moradores da praia filmados pelo realizador de Leiria
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Álvaro Rosa, o “Peles”, e Manuel Marques, o “Esgalhado”, como ficaram conhecidos desde os tempos em que jogavam futebol, pelo Marrazes e pelo Vieirense, respectivamente, são dois dos homens filmados pela lente de António Campos, cineasta de Leiria, que em 1975 realizava Gente da Praia da Vieira.

Quando se assinalou recentemente o centésimo aniversário do nascimento desta referência do cinema etnográfico e documental, e meses depois de ter sido aprovado pela Câmara da Marinha Grande o ante-projecto para a requalificação do auditório que recebeu o seu nome, na Praia da Vieira, o JORNAL DE LEIRIA foi ao encontro de quem diz ter tido o privilégio de conhecer o realizador. Recordam o homem e também a comunidade por ele registada que, entendem, já muito mudou desde então.

“Participei no filme aos 19 anos. Trabalhava na fábrica das

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ