Sociedade
Estudantes de Comunicação reflectem sobre presente e futuro dos media
Ciclos de Comunicação regressam à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Media: hoje e amanhã é o tema da nova edição dos Ciclos de Comunicação, que decorrem entre 20 e 22 de Fevereiro, no auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPLeiria).
Com organização dos estudantes da licenciatura em Comunicação e Media, a edição deste ano pretende debater as actuais dinâmicas de media e as suas tendências de evolução futura. "A excessiva tribalização dos consumidores, o efeito das redes sociais, a polarização do discurso e os desafios que colocam aos media serão alguns tópicos em discussão", explica a organização do evento.
Com entrada livre, as conferências decorrem entre as 15 e as 18 horas.
A sessão de abertura terá como tema Refresh feed: que dietas de media? e propõe o debate sobre novas dinâmicas de uso dos media e os factores que as determinam.
O dia 21 será dedicado à temática da educação para os media: "Como capacitar os cidadãos para viverem de forma consciente o actual contexto comunicacional? Como selecionar e avaliar a informação relevante? Como desenvolver competências de leitura e interpretação dos conteúdos que circulam? Como aprender a ler criticamente os media e o mundo e desenvolver participação nestes novos ambientes, serão algumas das questões abordadas", refere ainda uma nota da organização.
Os Ciclos de Comunicação encerram dia 22 com o painel dedicado à reflexão sobre o Futuro dos media: eu não sou um robot.
Em discussão estarão as tendências de evolução do sistema de media e os impactos da tecnologia nos processos.
As temáticas serão abordadas por investigadores, jornalistas, peritos em redes sociais e comunicação estratégica. Miguel Sabino, da Thumb Media, Paulo Faustino, da Get Digital, e Marcelo Leite, do Grupo Global Media, serão alguns dos oradores presentes.
Os Ciclos da Comunicação visam complementar a aprendizagem académica com momentos de partilha de informação e experiências entre a comunidade, investigadores e profissionais da área da comunicação, nas suas mais variadas vertentes.
O encontro procura um contacto antecipado com o mercado de trabalho, com o conhecimento dos seus avanços e exigências.