Sociedade

Investigadoras do Politécnico criam escova de dentes vitalícia

4 jul 2022 10:19

Projecto venceu o Concurso Regional do Poliempreende e vai representar a instituição na final nacional

estudantes-do-politecnico-criam-escova-de-dentes-vitalicia

O projecto de desenvolvimento de uma escova de dentes vitalícia, criada a partir de materiais sustentáveis, venceu a 18ª edição do Concurso Regional do Poliempreende, no Politécnico de Leiria. A ideia vai agora representar a instituição na final nacional, agendada para Setembro, em Beja.

A ideia de negócio foi apresentada por Tatiana Padrão, Sara Guerreiro e Carolina Ferreira. Em nota enviada à nossa redacção, as investigadoras explicam que “a saúde oral quando em desequilíbrio apresenta uma grave ameaça com um elevado impacto socioeconómico em milhares de pessoas em todo o mundo. A substituição da escova de dentes deve ser realizada a cada três meses e, tendo em conta a população de Portugal, isto resultaria no desperdício de cerca de 41 milhões de escovas anualmente”.

A edição deste ano do Poliempreende contou com 10 projectos e ideias de negócio, desenvolvidos por 33 participantes, entre estudantes, antigos estudantes, investigadores e professores do Politécnico de Leiria. O “InBfusion” sagrou-se vencedor, tendo sido entregue às autoras do projeto um prémio monetário no valor de 2.000 euros.