Economia

Estudantes do Politécnico de Leiria recebem Bolsas + Indústria esta terça-feira

18 jun 2022 13:24

Cerimónia de entrega terá lugar na Marinha Grande e inclui tertúlia sobre desafios da captação de talento

estudantes-do-politecnico-de-leiria-recebem-bolsas-industria-esta-terca-feira
Bolsas distinguem melhores alunos
Ricardo Graça/Arquivo

O Politécnico de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria e a Associação Nacional da Indústria de Moldes promovem na terça-feira, dia 21, o X Encontro Politécnico de Leiria + Indústria, onde serão atribuídas as Bolsas + Indústria 2021/2022 aos estudantes seleccionados e distinguidas as respectivas escolas secundárias.

O encontro decorre a partir das 16 horas no Teatro Stephens, na Marinha Grande, e conta com uma apresentação do balanço das actividades inseridas no projecto Politécnico de Leiria + Indústria no ano lectivo 2021/2022.

O evento tem início com as intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, João Faustino, presidente da Cefamol, e António Poças, presidente da Nerlei.

Segue-se uma tertúlia subordinada ao tema Captação de talento para a indústria – desafios e estratégias, a cargo de Carla Gomes, HR Manager da Bosch Car Multimédia Portugal.

Às 17 horas tem lugar o balanço das actividades Politécnico de Leiria + Indústria no ano 2021/2022, por Ana Sargento, vice-presidente do instituto, decorrendo em seguida a entrega das Bolsas + Indústria e a distinção das escolas secundárias.

O encontro encerra com a intervenção de Aurélio Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Com o protocolo Politécnico de Leiria + Indústria, celebrado entre o Politécnico de Leiria, a Nerlei e a Cefamol, preconiza-se o desenvolvimento de actividades conjuntas, no sentido de beneficiar estudantes, professores, investigadores e empresas, aproximando a academia à realidade industrial.

O protocolo de cooperação, formalizado pelas três instituições em 2013, consiste no desenvolvimento de actividades conjuntas que visam proporcionar aos estudantes o contacto com o tecido empresarial desde o primeiro ano.

Para isso, preconiza formação em contexto de trabalho, desenvolvimento de projectos em parceria com as empresas, e a oportunidade de proporcionar uma primeira interacção com a realidade de trabalho, que ocorre no âmbito da experiência de imersão empresarial associada à concessão das bolsas por parte das empresas aos melhores estudantes do Politécnico de Leiria.