Desporto

Estudantes do Politécnico de Leiria representam Portugal no Mundial universitário

12 mar 2022 09:42

Prova de corta-mato disputa-se amanhã em Aveiro

estudantes-do-politecnico-de-leiria-representam-portugal-no-mundial-universitario

Dos 12 estudantes-atletas seleccionados para representar o País no Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato, que se disputa amanhã no Campus de Santiago da Universidade de Aveiro, destaca-se a participação de dois estudantes do Politécnico de Leiria.

Cátia Pereira, aluna do 3.º ano da licenciatura em Nutrição e Dietética da Escola Superior de Saúde (ESSLei), vai vestir a camisola portuguesa e ser acompanhada por Duarte Santos, estudante do 1.º ano da licenciatura em Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), convocado como um dos quatro suplentes da selecção nacional universitária.

Com 20 anos, Cátia espera conseguir representar a selecção em Aveiro, sentindo-se preparada para o desafio e sem temer as previsões de chuva. “É para isso que trabalhamos todos os dias”, afirma a estudante-atleta nascida em Sesimbra.

A estudante realça ainda o apoio “monumental” dos amigos e da família na preparação para a competição.

Duarte tem 18 anos e é proveniente de Torres Novas. Como é suplente, ainda não sabe se vai ser chamado a correr. Caso isso ocorra, contudo,  garante dar o seu melhor, apontando as “semanas de treino, foco na disciplina e preparação para corta-matos anteriores”.

“Sinto-me preparado e com força para representar o País no campeonato”, afirma o jovem.

Resultado da parceria entre os municípios de Aveiro e Ílhavo, o evento prevê contar com a participação de cerca de 200 participantes nas provas feminina, masculina e estafeta mista.

Das 22 edições deste campeonato mundial universitário, esta é a segunda prova recebida em Portugal. A primeira foi em 1996 nas Açoteias, no Algarve, tendo sido também a primeira competição internacional realizada pela Federação Académica do Desporto Universitário.

Desde então, Portugal conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze.