Saúde

Estudo avalia qualidade de sono dos bombeiros

7 ago 2022 09:01

Prevista criação de uma Via Verde de acesso rápido dos bombeiros diagnosticados com patologia do sono aos hospitais.

estudo-avalia-qualidade-de-sono-a-dos-bombeiros
Estudo pretende avaliar padrões de sono dos bombeiros
Ricardo Graça

Avaliar a qualidade do sono dos bombeiros portugueses e o risco de distúrbios associados é o objectivo do primeiro estudo nacional sobre alterações do sono nesta classe, que está a ser promovido pela Associação Chama Saúde, que tem como principal missão a promoção da saúde dos soldados da paz.

Além da avaliação dos padrões de sono, será disponibilizada “orientação terapêutica e seguimento médico nos casos considerados de alto risco”, adianta a associação numa nota de imprensa, onde é explicado que, nessas situações, haverá um contacto individual, para a realização de “rastreio de distúrbios respiratórios do sono, que vão complementar a informação do questionário”.

O estudo será efectuado com base num inquérito online, com a Associação Chama Saúde a apelar à adesão “massiva’ dos envolvidos. “A participação dos bombeiros é necessária e fundamental. Por isso, apelo pessoalmente a que todos os bombeiros portugueses respondam ao inquérito. Só dessa forma será possível estabelecer níveis de prevalência das alterações do sono nos nossos bombeiros”, explica Cecília Longo, pneumologista e presidente da associação.

Citada no comunicado da organização, a médica revela que estão a decorrer “negociações para a criação de uma Via Verde de acesso rápido dos bombeiros diagnosticados com patologia do sono aos hospitais da sua área de residência em todo o País de modo a terem prescrições da ventiloterapia através do SNS”.