Saúde

Estudo na Nazaré revela que 14,1% das crianças sofre de obesidade

6 mar 2024 12:22

Segundo os dados divulgados, a obesidade atinge 54,6% dos rapazes

estudo-na-nazare-revela-que-141percent-das-criancas-sofre-de-obesidade

Uma avaliação a alunos da rede pública de ensino pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico no concelho da Nazaré, concluiu que 12,8% (42,1% masculino e 57,9% feminino) das crianças apresentam excesso de peso e 14,1% (54,6% masculino e 45,4% feminino) sofrem de obesidade.

Citada numa nota de imprensa, Dânia Mafra, nutricionista na Câmara Municipal da Nazaré, afirma que “o concelho apresenta valores mais baixos relativamente ao excesso de peso, mas superiores em relação à obesidade”, comparando com os dados disponibilizados pelo sistema de vigilância nutricional infantil da Organização Mundial da Saúde.

Num outro estudo nacional, denominado Childhood Obesity Surveillance Initiative, participaram 226 escolas e foram avaliadas 6.205 crianças, sendo que os dados indicam que 31,9% das crianças têm excesso de peso e 13,5% são obesas, o que vai ao encontro da afirmação da nutricionista.

No estudo realizado na Nazaré, os dados dizem respeito ao ano lectivo 2022/2023 e apenas fazem parte da amostra crianças que os pais tenham autorizado a avaliação, o que leva a que a investigação não englobe a totalidade dos alunos desta idade.

Celebrou-se, na segunda-feira, o Dia Mundial da Obesidade e os 20 anos de reconhecimento da doença como crónica em Portugal, que foi um dos primeiros países a fazê-lo e a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade deixa como recomendação “alertar e sensibilizar as famílias para a importância de estilos de vida saudáveis”.