Economia

ETAP poderá ganhar Centro de Formação Automóvel

6 ago 2022 15:22

Estabelecimento de ensino de Pombal é “um dos melhores a nível nacional”

etap-podera-ganhar-centro-de-formacao-automovel
Avaliação do desempenho educativo e de saídas profissionais destaca ETAP
Stan Rademaker@unsplash
Jacinto Silva Duro

A autarquia de Pombal está a avaliar a criação de uma nova valência formativa na área automóvel, com vista a melhorar a oferta pedagógica da Escola Tecnológica e Artística de Pombal (ETAP).

“Temos um projecto antigo que visa a promoção de um Centro de Formação Automóvel e o crescimento da escola do ponto de vista das suas necessidades infra-estruturais, com laboratórios, oficinas, uma parte mecânica, serralharia, entre outras, para assim criar condições para um novo passo necessário à ETAP”, explica o presidente da autarquia, Pedro Pimpão.

O autarca refere que o estabelecimento de ensino tecnológico artístico e profissional, que foi o primeiro a abrir portas em Portugal, aumentou o número de turmas e de alunos nos últimos anos, e afirmou-se no ranking das escolas profissionais, sendo “uma das melhores a nível nacional” segundo a avaliação do desempenho educativo e de saídas profissionais garantidas à população estudantil.

“Por tudo isto, merece que olhemos para esta escola e percebamos se devemos e queremos dar o passo seguinte, na sua valorização e crescimento. Pessoalmente, acredito que sim, até porque sabemos a importância que o ensino profissional e profissionalizante tem para dotarmos o nosso tecido empresarial e económico de técnicos intermédios qualificados. Sei que há uma falta de mão-de-obra gritante a estes níveis. Sinto-o em todas as empresas nos vários sectores de actividade.”

O autarca explica que o projecto de ampliação e de criação do Centro de Formação Automóvel e de outros laboratórios e oficinas está a ser alvo de uma avaliação pelos serviços internos da autarquia.

“Teremos, dentro de pouco tempo, uma reunião para apreciação, com o projectista, porém ainda não será a avaliação final e concreta”, adianta.

O presidente da Câmara de Pombal ressalva que o investimento a ser realizado na ETAP, para criar as novas valências deverá ascender a dois milhões de euros.

“É um processo ambicioso, que obrigará a uma grande articulação de alunos, professores, encarregados de educação e comunidade educativa.