Sociedade

Ex-autarca apanhado pela PJ de Leiria em 'engenharia social' para burlar empresários

28 out 2023 11:13

Homem fez-se passar por alto funcionário da administração pública, tendo recebido alegadamente milhares de euros

ex-autarca-apanhado-pela-pj-de-leiria-em-engenharia-social-para-burlar-empresarios
Homem tinha em casa mais de 280 mil euros
Ricardo Graça/Arquivo

Um ex-autarca já condenado foi detido pela Polícia Judiciária de Leiria por suspeita assumir um "esquema criminoso", passando-se por alto quadro da administração pública para convencer empresários a pagarem-lhe por pretensas candidaturas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

"O arguido, actualmente desempregado, com 58 anos, ex-autarca local, com antecedentes criminais, através de um bem estruturado e convincente esquema de 'engenharia social', fazendo-se passar por alto quadro da administração pública, conseguiu convencer empresários de norte a sul do país de que iria intermediar e dar prioridade na aprovação de pretensas candidaturas de projectos no âmbito do PRR", refere o comunicado da PJ.

Com convincente argumentação, o homem "exigia pagamentos correspondentes a 1% do valor da candidatura, sendo que estas assumiam sempre valores superiores a três milhões de euros, conseguindo dessa forma obter elevadas vantagens patrimoniais".

A detenção surge no seguimento de uma queixa recebida em Setembro e os inspectores do Departamento de Investigação Criminal de Leiria deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária, num processo que corre no Departamento de Investigação e Acção Penal de Leiria, "de forma a cessar um esquema criminoso em curso, que fez várias vítimas".

Na busca domiciliária foram apreendidos 280.340 euros em numerário, "valores resultantes dos ilícitos praticados".

Segundo a nota da PJ, o suspeito foi constituído arguido e aplicada a medida de coacção de termo de identidade e residência na presente investigação.

No entanto, sobre homem existia um mandado de detenção pendente para cumprimento efectivo de pena de prisão de três anos e seis meses pelo crime de burla qualificada e falsificação de documento, pelo que o homem foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Leiria.