Viver

Exomortis regressam ao palco e gravam novos temas

24 set 2025 14:00

Stereogun recebe concertos de Exomortis, Waste Disposal Machine e Falsus Deum

exomortis-regressam-ao-palco-e-gravam-novos-temas
Reencontro com o público marcado para esta sexta-feira
DR

Está disponível no YouTube e é o primeiro tema dos Exomortis em quase 30 anos. Lançado em Abril deste ano, intitula-se Mais uma vez...”.

A banda de Leiria alistada nas fileiras do metal cessou actividades em 1996, mas está de volta com a formação original: Bigodes (baixo), Lhô (voz), Phantas (guitarra) e Miguel Felícia (bateria).

Na próxima sexta-feira, 26 de Setembro, dão um concerto na Stereogun, em Leiria. O primeiro, precisamente, desde 1996.

Depois deste espectáculo, os Exomortis seguem para estúdio para gravar dez temas.

Na Stereogun, com início às 22 horas, a noite conta ainda com Falsus Deum (de Leiria) e Waste Disposal Machine (de Santarém).

Em 2019, os Exomortis lançaram o álbum homónimo que tinham gravado em 1996 (e que estava na gaveta) através das editoras BoneSaw Entertainment e Firecum Records.

Agora, na Stereogun, deverão mostrar ao público vários temas novos, criados nos últimos meses.

Em Abril, o guitarrista Sérgio Cardoso (Phantas) explicou ao JORNAL DE LEIRIA que o grupo voltou a reunir-se no final de 2022, “por brincadeira”, com a cumplicidade entre todos os elementos a manifestar-se logo no primeiro ensaio. “Saímos de lá animados. E depois isto foi ganhando forma”.

“Mais uma vez...” conta com produção de Gwen Basurah e dos próprios Exomortis e foi gravado e misturado por Gwen Basurah no estúdio Dois Quatro Nove Cinco, em Fátima. Reflecte, segundo Sérgio Cardoso, a evolução natural do colectivo, em termos de composição, mas, também, a aposta na língua portuguesa.