Economia

Exportações de componentes para automóveis somam 4,4 mil milhões

23 ago 2019 00:00

Dados da associação do sector, relativos ao primeiro semestre, dão conta de aumento de 2,6%

exportacoes-de-componentes-para-automoveis-somam-44-mil-milhoes-10608
Raquel de Sousa Silva

No primeiro semestre deste ano, as exportações de componentes para automóveis ultrapassaram os 4,4 mil milhões de euros. De acordo com a AFIA (Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel), este montante traduz um crescimento de 2,6% face ao mesmo período de 2018.

Os cálculos da AFIA, feitos a partir da base de dados do Instituto Nacional de Estatística sobre comércio internacional, revelam que estes 4,4 mil milhões de euros representam um aumento de 72% face a 2010. Desde esse ano até 2012 a tendência foi de subida. Em 2013 houve uma queda nas exportações, que voltaram a subir em 2014 e assim se têm mantido desde então.

Em relação aos destinos das exportações dos componentes made in Portugal, os dados da AFIA permitem perceber que o principal é Espanha (quase 1,2 mil milhões de euros), seguindo-se a Alemanha (912 milhões), França (656 milhões) e Inglaterra (371 milhões, quebra de quase 14% face ao mesmo período do ano passado).

O conjunto destes quatro países representa 71% do total das exportações, estando os restantes 29% distribuídos por vários países europeus e outros fora da Europa, como Estados Unidos, Marrocos, China, México e Turquia.

Considerando o total do ano 2018, as exportações atingiram os 9,4 mil milhões de euros. Tal desempenho tem sido possível porque o sector é constituído por empresas com um perfil altamente tecnológico, com padrões de grande exigência

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ