Economia

Exportações de rochas ornamentais do distrito crescem mais de 23%

30 mar 2019 00:00

Venda de produto transformado ganha terreno à pedra em bloco e França é agora o principal mercado

exportacoes-de-rochas-ornamentais-do-distrito-crescem-mais-de-23-10066
Raquel de Sousa Silva

No ano passado, as exportações de rochas ornamentais do distrito de Leiria somaram 47,6 milhões de euros, montante que traduz uma subida de 23,3% face aos 38,6 milhões de 2017.

Os dados, facultados ao JORNAL DE LEIRIA pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), permitem ainda perceber que França, que comprou 6,7 milhões de euros da nossa pedra, foi o principal destino deste produto.

Com um total de 49,7 milhões de euros, foi igualmente o primeiro mercado das exportações portuguesas de rochas ornamentais em 2018, que somaram 378, 6 milhões de euros, uma subida de quase 10,5% em relação ao ano anterior, segundo os dados do INE.

“Durante 2018 conhecemos o nosso maior volume em termos de negócios nas exportações desde que há registos em Portugal”, frisou à Lusa Miguel Goulão, presidente executivo da Associação Portuguesa dos Industriais dos Mármores, Granitos e Ramos Afins (Assimagra).

Ao JORNAL DE LEIRIA, o dirigente afirmou que o crescimento se nota sobretudo no produto transformado, o que explica que França seja o principal destino há já alguns anos. Há quatro anos a China era o principal mercado, já que este país compra sobretudo pedra em bruto (blocos).

O sector “continua a exportar pedra em bruto, mas tem subido a venda de produto transformado”, diz Miguel Goulão. Consumindo maioritariamente produto acabado, França registou um crescimento de 5%. Estados Unidos e Espanha ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares do ranking de principais mercados.

A Arábia Saudita ocupa a quarta posição, com um total de 16,4 milhões de euros, uma descida de 3,8 milhões face a 2017, revelam os dado

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ