Viver

Exposição de cantaria inaugura hoje na Galeria do Posto de Turismo de Leiria

4 nov 2023 10:35

Trabalhos de Pedro Oliveira para ver até 26 de Novembro

exposicao-de-cantaria-inaugura-hoje-na-galeria-do-posto-de-turismo-de-leiria
Artista com duas décadas de experiência na arte da cantaria
DR

A Galeria do Posto de Turismo de Leiria recebe a partir de hoje, dia 4, a exposição de cantaria artística e escultura, A Arte de Trabalhar a Pedra, do artista Pedro Oliveira, que estará patente até 26 de Novembro, todos os dias, das 9:30 às 13 horas e das 14 às 17:30 horas.

Pedro Oliveira frequentou o curso de Mestre Canteiro Técnico Empresário, na Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha, contextualiza o Turismo do Centro.

"Representou a sua mestria nos diversos concursos em que foi apurado, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Foi classificado e medalhado com o 1.° lugar a nível nacional, na sua área, ficando seleccionado para representar Portugal através do Workskills, International Vocational Training Organization, em Seul, Coreia do Sul", prossegue a mesma fonte.

"Obteve o 5.° lugar no ranking mundial das profissões. Continuou o seu percurso, com um estágio na Escola de Artes e Ofícios Tradicionais da Batalha, com o mestre Alfredo Neto Ribeiro, que posteriormente o convidou para parceiro dos seus trabalhos, até ao seu falecimento."

"Desde então, Pedro Oliveira trabalha a pedra transformando-a em pelourinhos ou rosáceas, carrancas ou colunas, dedicando-se também ao restauro, acumulando assim, 20 anos de experiência na arte da cantaria", realça o Turismo do Centro.