Viver

Exposição Recomeçar chega a Leiria e ao Museu da Imagem e Movimento

3 abr 2022 10:10

Exibição de fotografia contemporânea foi produzida pelo colectivo The Cave Photography

exposicao-recomecar-chega-a-leiria-e-ao-museu-da-imagem-e-movimento
Recomeçar parte de uma colaboração com o festival Encontros da Imagem
The Cave Photography

A exposição Recomeçar está patente no m|i|mo - Museu da Imagem e Movimento até 15 de Maio, partindo de uma colaboração com a 30.ª edição do Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais | Encontros da Imagem, em Braga.

Trata-se de uma “uma exposição colectiva de fotografia contemporânea”, tendo como autores o colectivo de artistas residentes do The Cave Photography (TCP), para além de uma “artista emergente convidada”, anuncia o Município de Leiria em nota de imprensa.

Recomeçar também conta com uma “instalação sonora”, composição de Gustavo Costa, em parceria com a Associação Culturar Sonoscopia.

Com esta exposição, o TCP espera “difundir o trabalho artístico do seu colectivo através da experiência oferecida pelo dispositivo de apresentação da colecção”.

De acordo com a nota, “a transformação do ambiente expositivo - espaço apenas iluminado pelas caixas de luz de cada uma das obras - permite ao visitante a imersão reflexiva no tema proposto”. O resultado é uma comunicação íntima com o público, em que “a exposição de fotografia transcende o seu formato convencional”.

“Os espaços escolhidos para a itinerância do projecto constituem núcleos expositivos de relevância que, fora dos grandes centros metropolitanos do país, contribuem para a divulgação e valorização da criação artística contemporânea”, realça a nota.

Outro dos objectivos do TCP é “integrar esta exposição nos programas educativos dos espaços de acolhimento, sempre com carácter gratuito”, informa o comunicado.

A exposição tem curadoria de Miguel Refresco e Rui Pinheiro, da direcção artística do TCP, enquanto a produção e montagem está a cargo de Joana Mesquita Alves.

O colectivo de artistas é constituído por Cecília de Fátima, Fátima Abreu Ferreira, Maria Oliveira, Miguel Refresco, Paulo Pimenta e Rui Pinheiro, para além dos artistas residentes da The Cave Photography e os artistas convidados Patrícia Afonso e Gustavo Costa.